Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Title: Coragem da verdade: a (trans)formação do psicólogo clínico
metadata.dc.creator: Mineiro, Alanie Santos Ramos
metadata.dc.contributor.advisor1: Fonseca, Maria Goretti
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Joana
metadata.dc.contributor.referee2: Lourenço, Adriana
Citation: MINEIRO, Alanie Santos Ramos. Coragem da verdade: a (trans)formação do psicólogo clínico. 2016. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2016.
metadata.dc.description.resumo: O presente relatório diz respeito à conclusão do estágio Superviosionado I e II, na área de saúde, referente à psicoterapia clínica com crianças e adolescentes de abordagem cognitivo comportamental, sob a orientação e supervisão da professora Mscª Maria Goretti Fonseca. O estágio soma a carga horária de 544h desenvolvida ao longo do período de dois semestres. Acredito que o terapeuta cognitivo-comportamental tem forte compromisso político com a sociedade e este é o meu primeiro motivo para a cada novo dia escolher este estágio. Considerando que vivemos numa sociedade que fomenta a violência, estruturada pela mesma e que, por isso, gera crenças disfuncionais, porque permite uma ótica onde todos ocupamos – eventualmente – o lugar do diferente, a medida em que nunca estamos adequados ao ideal proposto pela sociedade, justo porque é um ideal. Mas nós somos ensinados a buscar o Amor ideal, para sermos valorizados, amparados e mesmo dignos de afeto. Quando falo de compromisso político, estou usando um vasto repertório teórico, que não diz só da teoria cognitivo-comportamental, mas de outras caminhadas políticas que me trouxeram até aqui. São elas que me fazem ver este compromisso da seguinte maneira: eu acredito que romper com os esquemas de aprisionamento disfuncional é, em grande parte, romper com uma sociedade que corrobora com a violência psíquica. E, por fim, ter um horizonte de possibilidade de emancipação para as pessoas que sofrem. Chamo isso de revolucionário. Faz-se necessário saber que trabalhar com criança nunca foi uma pretensão minha ao longo dos cinco anos de Universidade. Entretanto, mostrou-se um desafio imensamente prazeroso na minha primeira experiência no estágio básico e, por isso, no supervisionado considerei essa escolha. Preciso dizer também, que a escolha pela a abordagem foi feita há pouco, mas dentre as ofertas foi a que melhor se adequava ao meu sistema de crenças, em que 7 eu preciso de uma perspectiva mais estruturada para atuação e que ao mesmo tempo não esgote o sujeito epistemologicamente. Foi adequado, então, seguir para a Teoria Cognitivo Comportamental. Considerando a abordagem, haveria duas opções de estágio viáveis, mas o trabalho na clínica com crianças despertou mais o meu interesse. Em parte, porque eu sinto que o “olhar clínico” faz diferença na atuação, mesmo fora da clínica, mas também porque trabalhar com os sujeitos em construção me pareceu desafiador e empolgante, além de uma imensa responsabilidade. Como faz parte de mim ceder aos desafios, topei este estágio. Também o escolhi por acreditar e confiar no trabalho da supervisora, que sempre se mostrou ética e responsável, acreditando que isso seria favorável ao meu crescimento profissional e pessoal. A minha intenção sempre foi de trabalhar com algo que fosse socialmente útil e que tivesse potência motriz de mudar o que está posto enquanto rede de significação. Trabalhar com crianças me oferta essa potência, pois acredito que dirimir o sofrimento delas é olhar para a possibilidade de um mundo mais justo. Por último, vocês encontrarão aqui nesse relato de experiência a fundamentação teórica da teoria cognitivo comportamental que norteia as nossas práticas, os relatos das experiências de supervisão, atendimento – com foco em um caso específico - e do meu processo psicoterapêutico e nas considerações finais os enlaces possíveis disso para a formação do psicoterapeuta clínico.
Keywords: Psicologia
Teoria Cognitivo Comportamental
Formação profissional
Psicólogos
Atendimento clínico
Abstract: This report concerns the conclusion of the Supervised I and II internship, in the health area, referring to clinical psychotherapy with children and adolescents using a cognitive behavioral approach, under the guidance and supervision of Professor Mscª Maria Goretti Fonseca. The internship adds up to a workload of 544 hours developed over the period of two semesters. I believe that cognitive-behavioral therapists have a strong political commitment to society and this is my first reason for choosing this internship every day. Considering that we live in a society that foments violence, structured by it and that, therefore, generates dysfunctional beliefs, because it allows a perspective where we all occupy – eventually – the place of the different, to the extent that we are never adequate to the ideal proposed by society , precisely because it is an ideal. But we are taught to seek the ideal Love, to be valued, supported and even worthy of affection. When I speak of political commitment, I am using a vast theoretical repertoire, which does not only refer to cognitive-behavioral theory, but to other political journeys that brought me here. It is they who make me see this commitment in the following way: I believe that breaking with dysfunctional imprisonment schemes is, in large part, breaking with a society that supports psychic violence. And, finally, having a horizon of possibility of emancipation for people who suffer. I call it revolutionary. It is necessary to know that working with children was never my intention during the five years of University. However, it proved to be an immensely pleasant challenge in my first experience in the basic internship and, therefore, in the supervised one, I considered this choice. I also need to say that the choice for the approach was made a little while ago, but among the offers it was the one that best suited my belief system, in which 7 I need a more structured perspective for acting and that, at the same time, does not exhaust the subject epistemologically. It was appropriate, then, to move on to the Cognitive Behavioral Theory. Considering the approach, there would be two viable internship options, but working at the clinic with children piqued my interest the most. In part, because I feel that the “clinical look” makes a difference in acting, even outside the clinic, but also because working with subjects under construction seemed challenging and exciting to me, as well as an immense responsibility. As it is part of me to give in to challenges, I accepted this internship. I also chose it because I believe in and trust the work of the supervisor, who has always been ethical and responsible, believing that this would be favorable to my professional and personal growth. My intention has always been to work with something that is socially useful and that has the driving power to change what is set as a network of meaning. Working with children offers me this power, because I believe that to resolve their suffering is to look at the possibility of a fairer world. Finally, you will find here in this experience report the theoretical foundation of the cognitive behavioral theory that guides our practices, the reports of the experiences of supervision, care - focusing on a specific case - and of my psychotherapeutic process and in the final considerations the links possible additions to the training of clinical psychotherapists.
metadata.dc.subject.en: Psychology
Cognitive behavioral therapy
Professional qualification
Psychologists
Clinical care
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Issue Date: Jun-2016
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na forma de relatório para obtenção do título em bacharel no curso de Psicologia.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-08-18T17:13:08Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2586
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