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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Especialização
Título: O ensino da História e Cultura Afro-brasileira na escola estadual do município de Governador Mangabeira - Ba
Autor(es): Jesus, Letícia Brandão de
Orientador(a): Vasconcelos, Jorge Luiz Ribeiro de
Referência: JESUS, Letícia Brandão de. O ensino da história e cultura afro-brasileira na escola estadual do município de Governador Mangabeira - Ba. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cidadania e Ambientes Culturais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, BA, 2019.
Resumo: O presente estudo traz o enfoque sobre o Ensino da História e Cultura Afro Brasileira na Escola Estadual Professor Edgard Santos, do munícipio de Governador Mangabeira-BA. Buscou-se investigar como os educadores/as que atuam nessa área de ensino lidam com a questão das manifestações e práticas culturais afro-brasileiras, dando ênfase à história local e regional. Dessa maneira, os objetivos desse trabalho foram: destacar a influência da Lei nº 10.639/03 e a Lei nº 11.645/08 no ensino de História na escola pública, além da aplicabilidade da lei vigente na sala de aula, identificar como os professores abordam esta temática e realizar o levantamento dos materiais didáticos utilizados em sala de aula. Como sujeitos de pesquisa escolheu-se dois educadores que compõem o corpo docente no ensino de História. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada. Conclui-se que os professores abordam na prática educativa os avanços das leis em estudo.
Palavras-chave: Cultura Afro-Brasileira
Negros - História
Professores
Governador Mangabeira (BA)
Resumo em inglês: This study focuses on the teaching of Afro-Brazilian History and Culture at the Professor Edgard Santos State School of Governador Mangabeira-BA. Seeking to investigate how educators working in this type of teaching deal with the issue of manifestations and cultural practices Afro-Brazilian, emphasizing the local history and region of the municipality. Thus, the aim of this paper will be to highlight the influence of Law No. 10.639 / 03 and Law No. 11.645 / 08 in the teaching of history in state schools, in addition to the applicability of the law in the classroom, identify how teachers approach this theme. and survey the teaching materials used in the classroom. As research subjects were chosen two educators that make up the faculty in the teaching of history, in order to analyze their discourses and the construction of pedagogies, the data collection instruments used were the semi-structured interview.
Palavras-chave em inglês: Afro-Brazilian Culture
Blacks - History
Teachers
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Cidadania e Ambientes Culturais
Data do documento: 2019
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2020
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2578
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