Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2542
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Profissão docente: o que pensam licenciados em Biologia da UFRB antes e após suas vivências no estágio curricular
metadata.dc.creator: Ferreira, Michele dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Rosilda Arruda
metadata.dc.contributor.referee1: Almassy, Rosana Cardoso Barreto
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Tatiana Polliana Pinto de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho, intitulado “Profissão docente: o que pensam licenciandos em Biologia da UFRB antes e após suas vivências no Estágio Curricular”, teve como objetivo principal investigar as concepções dos estudantes do curso de licenciatura em Biologia da UFRB sobre a profissão docente, tomando como referência os momentos anteriores e posteriores às suas vivências no Estágio Curricular. E como objetivos específicos identificar o que motivou os estudantes a ingressarem no curso de Licenciatura em Biologia da UFRB; perceber as concepções iniciais dos estudantes do curso de Licenciatura em Biologia da UFRB a respeito da profissão docente; apreender as concepções dos estudantes do curso de Licenciatura em Biologia da UFRB a respeito da profissão docente, após às experiências vivenciadas nos estágios curriculares. O estudo se caracterizou como uma pesquisa de natureza qualitativa e foi desenvolvido por meio da interpretação das concepções expressas pelos estudantes que participaram do processo de coleta de dados. O trabalho foi desenvolvido na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no campus sede, localizado na cidade de Cruz das Almas. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes, ingressantes e concluintes, do curso de Licenciatura em Biologia da referida Universidade. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário. Diante da análise dos dados foi possível perceber que as vivências nos estágios curriculares proporcionam aos licenciados um olhar diferenciado para a profissão docente, revelando que houveram mudanças significativas nas concepções sobre a profissão docente entre os concluintes quando comparados aos ingressantes. Os ingressantes apresentaram uma visão ainda bastante influenciada por suas vivências enquanto estudantes da escola básica. Já os concluintes apresentaram uma percepção que abrange aspectos relacionados à atuação profissional frente à realidade das escolas básicas, dentre estes, em maior representatividade, aqueles relacionados à desvalorização e às condições de trabalho do professor. Neste sentido, os resultados indicam que os estágios têm um papel de grande importância para a concepção dos estudantes a respeito da profissão docente, sendo estes, em alguns casos, o ponto decisivo para a continuidade ou desistência na carreira, pois proporcionam aos licenciados um olhar mais realista sobre sua atuação profissional, constituindo-se, assim, um dos momentos de grande importância para o processo de formação inicial dos professores para o qual, os professores formadores devem estar atentos.
Keywords: Percepções - Atuação profissional
Profissão docente - Biologia
Estágio curricular
Cruz das Almas (BA)
Abstract: The present work, titled "Teaching profession: what they think graduates in Biology of UFRB before and after their experiences in the Curricular Internship", had the main objective to investigate the conceptions of the undergraduate students in Biology of UFRB on the teaching profession, taking as a reference the moments before and after their experiences in the Curricular Stage. And as specific objectives identify what motivated the students to enter the course of Biology Degree of UFRB; to perceive the initial conceptions of the students of the course of Degree in Biology of the UFRB regarding the teaching profession; to understand the students' conceptions of the Licentiate in Biology course at UFRB regarding the teaching profession, after the experiences of the curricular stages. The study was characterized as a qualitative research and was developed through the interpretation of the conceptions expressed by the students who participated in the data collection process. The work was developed at the Federal University of the Recôncavo of Bahia in the headquarters campus, located in the city of Cruz das Almas. The subjects of the research were students, students and graduates, of the course of Degree in Biology of said University. A questionnaire was used to collect data. In the analysis of the data it was possible to perceive that the experiences in the curricular stages give the graduates a different look at the teaching profession, revealing that there were significant changes in the conceptions about the teaching profession among the graduates when compared to the students. The students presented a vision still quite influenced by their experiences as students of the basic school. On the other hand, the students presented a perception that includes aspects related to the professional performance in relation to the reality of the basic schools, among them, in greater representativity, those related to the devaluation and the working conditions of the teacher. In this sense, the results indicate that the internships play a very important role in the students' conception of the teaching profession, which in some cases is the decisive point for the continuation or withdrawal of the career, since they give the graduates a more realistic about their professional performance, thus being one of the moments of great importance for the process of initial teacher training for which teacher trainers must be attentive.
metadata.dc.subject.en: Perceptions - Professional performance
Teaching profession - Biology
Curricular stage
Cruz das Almas (BA)
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Issue Date: 2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2542
Appears in Collections:CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Profissao_Docente_Pensam_TCC_2018.pdf1,37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.