Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Os processos socioafetivos na relação professor/aluno numa escola do Ensino Médio no Município de Muritiba-Ba
metadata.dc.creator: Souza, Josiane dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Almassy, Rosana Cardoso Barreto
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Neilton da
metadata.dc.contributor.referee2: Garcia, Rosineide Pereira Mubarak
metadata.dc.description.resumo: As interações sociais são importantes para o desenvolvimento entre os sujeitos e no ambiente escolar, essas interações possuem significados no contexto das relações interpessoais. A relação professo/aluno é um tema que vem sendo muito discutido nos dias atuais, visto que, os estudos realizados entre os teóricos educacionais confirmam que essa relação contribui para o processo de ensino/aprendizagem. Os processos socioafetivos na sala de aula são de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo e para a aprendizagem do estudante, visto que, quando se estabelece boas relações entre professor e aluno, o processo de ensino e aprendizagem ocorre de forma mais prazerosa e motivadora. Neste sentido, aprender além de envolver os processos cognitivos, implica também em confluir para boas relações sociais e afetivas, resultando na motivação para estudar. Partindo desse pressuposto, no contexto das Neurociências, sabe-se que as emoções podem interferir de forma positiva ou negativa no aprendizado do estudante, uma vez que, fatores externos podem também estar diretamente relacionados a essas emoções. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo geral investigar como os fatores emocionais se relacionam com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do 3o ano do Ensino Médio em uma escola pública do município de Muritiba-Ba. A fim de atingir o objetivo proposto, foram necessárias as contribuições teóricas de autores como: Wallon (2007); Vygotsky (2010); Piaget (1983); Goleman (1999); Gardner (2000); Relvas (2010); Lent (2010); Piletti (2009); Consenza e Guerra (2011); Libâneo, (2013); Tiba (2006); Sternberg (2008) e Gazzaniga (2006). Os dados coletados foram tabulados e analisados, seguindo as orientações dos autores de referência em análise de conteúdo e apresentados através de gráficos e tabelas. É importante salientar que as relações socioafetivas estabelecidas entre professores e alunos são necessárias para a aprendizagem, visto que, essas relações são envolvidas por afetos, em que o diálogo e a confiança são indispensáveis para o desenvolvimento intelectual e pessoal do estudante, possibilitando sua motivação e interesse pelo processo educativo. Assim sendo, este estudo demonstra que uma relação amigável e afetuosa, permeadas de sentimentos positivos torna-se mais eficaz para a aprendizagem do que uma relação autoritária em que alunos e professores mantém-se distantes sem nenhum vínculo afetivo.
Palabras clave : Relações socioafetivas
Relação professor - Aluno
Neurociências
Ensino - Aprendizagem
Muritiba (BA)
Resumen : Social interactions are important for development between individuals and in the school environment, these interactions have meanings in the context of interpersonal relationships. The teacher/student relationship is a topic that has been much discussed nowadays, since the studies conducted by educational theorists confirm that this relationship contributes to the teaching/learning process. The socio-affective processes in the classroom are extremely important for cognitive development and student learning, since when good relations between teacher and student are established, the teaching and learning process takes place in a more pleasant and motivating way. In this sense, learning beyond involving cognitive processes also implies in converging to good social and affective relationships, resulting in motivation to study. Based on this assumption, in the context of neuroscience, it is known that emotions can positively or negatively interfere with student learning, since external factors may also be directly related to these emotions. Thus, the present research aimed to investigate how emotional factors relate to the teaching and learning process of students in the 3rd year of high school in a public school in the municipality of Muritiba-BA. In order to achieve the proposed objective, the theoretical contributions of authors such as: Wallon (2007); Vygotsky (2010); Piaget (1983); Goleman (1999); Gardner (2000); Relvas (2010); Lent (2010); Piletti (2009); Consenza e Guerra (2011); Libaneus (2013); Tiba (2006); Sternberg (2008) and Gazzaniga (2006). The collected data were tabulated and analyzed, following the guidelines of the reference authors in content analysis and presented through graphs and tables. It is important to emphasize that the socio-affective relationships established between teachers and students are necessary for learning, since these relationships are surrounded by affects, in which dialogue and trust are indispensable for the intellectual and personal development of the student, enabling their motivation and interest in the educational process. Thus, this study demonstrates that a friendly and affectionate relationship, permeated with positive feelings, becomes more effective for learning than an authoritarian relationship in which students and teachers remain distant without any affective bond.
metadata.dc.subject.en: Socio-affective relationships
Teacher relationship - Student
Neurosciences
Teaching - Learning
Muritiba (BA)
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Fecha de publicación : 25-jul-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-07-21T21:35:08Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2541
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