Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2537
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bomfim, Safira Aguiar | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-21T18:24:10Z | - |
dc.date.available | 2023-07-21T18:24:10Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2537 | - |
dc.description.abstract | In the current world context much has been discussed about the various environmental problems that have arisen in an unbridled way in the environment. With this, it is essential to use Environmental Education as a humanizing strategy to promote the construction of a critical environmental awareness. In this sense, educating educators committed to environmental issues becomes fundamental to allow a new vision of the world, helping to transform an active being in society. The present research sought to identify and analyze the pedagogical approach of the teacher regarding the environmental issue. The premise of the study was to discover how the teachers who teach the discipline of Biology of the public network of the municipality of Cruz das Almas - Bahia work Environmental Education in its classes - contents, methodologies and resources - since it is necessary to work with environmental awareness to try to soften the situations of environmental degradation we currently have. To reach the research objectives, a qualitative study was carried out, in which 9 teachers from the four schools of the state of Cruz das Almas, BA were investigated through a semi-open questionnaire. The data revealed that it is necessary to plan activities to work with the theme so that they happen in a systematized and contextualized way, avoiding to approach subjects related sporadically. For this, it is necessary the commitment of the teacher, support of the educational institution, change in the school curriculum and to involve the whole community. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente - Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Abordagem pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Cruz das Almas (BA) | pt_BR |
dc.title | A práxis pedagógica de educação ambiental pelos professores que lecionam a disciplina de Biologia da Rede Estadual em Cruz das Almas – Bahia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | No atual contexto mundial muito tem se discutido sobre os diversos problemas ambientais que vem surgindo de maneira desenfreada no meio ambiente. Com isso, é essencial utilizar a Educação Ambiental como estratégia humanizadora para promover a construção de uma consciência ambiental crítica. Neste sentido, formar educadores comprometidos com as questões ambientais torna-se fundamental para permitir uma nova visão de mundo, ajudando para a transformação de um ser atuante na sociedade. A presente pesquisa buscou identificar e analisar a abordagem pedagógica do professor quanto à questão ambiental. A premissa do estudo foi descobrir como os professores que lecionam a disciplina de Biologia da rede pública do município de Cruz das Almas – Bahia trabalham a Educação Ambiental em suas aulas – conteúdos, metodologias e recursos – uma vez que faz necessário trabalhar com a conscientização ambiental para tentar amenizar as situações de degradação ambiental que temos atualmente. Para alcançar os objetivos da pesquisa foi desenvolvido um estudo qualitativo, onde foram investigados 9 professores dos quatro colégios da rede estadual de Cruz das Almas, BA por meio de um questionário semiaberto. Os dados revelaram que é preciso planejamento de atividades para trabalhar com a temática de modo que elas aconteçam de forma sistematizada e contextualizada, evitando abordar assuntos relacionados esporadicamente. Para isso, é necessário empenho do professor, apoio da instituição de ensino, mudança no currículo escolar e de envolver toda a comunidade. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Girlene Santos de | - |
dc.contributor.referee1 | Scherer, Carolina Saldanha | - |
dc.contributor.referee2 | Moreira, Lídia Cabral | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.en | Environment - Environmental education | pt_BR |
dc.subject.en | Teachers | pt_BR |
dc.subject.en | Pedagogical approach | pt_BR |
dc.subject.en | Cruz das Almas (BA) | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Praxis_Pedagogica_Educacao_TCC_2018.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.