Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2530
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Planejamento da ação pedagógica para o ensino de Ciências Naturais: concepções, condições e princípios da escolha
metadata.dc.creator: Santos, Nayara de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Almassy, Rosana Cardoso Barreto
metadata.dc.contributor.referee1: Garcia, Rosineide Pereira Mubarack
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Tatiana Polliana Pinto de
metadata.dc.description.resumo: As metodologias de ensino utilizadas pelos professores fazem parte do seu planejamento didático-pedagógico, as quais indicam um arcabouço de possibilidades empregadas pelo docente em sala de aula, a fim de mediar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, de forma a alcançar os objetivos educacionais pretendidos. Contudo, para que isso aconteça é indispensável que a escola ofereça minimamente os recursos didáticos necessários para a consolidação do planejamento proposto. Com base nesses pressupostos, o presente trabalho tem o objetivo de identificar e analisar o perfil profissional do professor de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental do município de Cruz das Almas-BA, assim como investigar suas percepções, inquietações e dificuldades encontradas em relação ao planejamento pedagógico, com foco na disponibilidade de recursos didáticos nas escolas onde trabalham. A pesquisa realizada contempla o cunho quali/quantitativa, tendo a observação do espaço escolar como subsídio no processo investigativo em questão. O procedimento metodológico utilizado foram estudos descritivos e exploratórios, baseando-se através de pesquisas na literatura, observação do espaço escolar e aplicação de um questionário semiestruturado aos docentes do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental, que lecionam Ciências Naturais, como métodos e instrumentos de recolha de dados. Os dados coletados foram analisados, seguindo as orientações dos autores de referência em análise de conteúdo. Nesse contexto, os resultados obtidos nesse estudo apontam para o fato de que a maioria dos professores pesquisados sentem dificuldades para a elaboração e execução de um planejamento exequível, visto que, as causas mais apontadas por eles são as deficiências encontradas na infraestrutura das escolas e a falta de recursos financeiros disponíveis para a compra de materiais didáticos, dentre outros artefatos da infraestrutura da escola em que trabalham. Ressaltamos nesse contexto que, o ensino de Ciências exige o uso de recursos didáticos específicos e diversificados para o alcance dos objetivos propostos no planejamento, porém, para que isso aconteça, o professor precisa ter ciência do seu papel enquanto interlocutor do processo de ensino e aprendizagem, além de ser hábil e ter criatividade para explorar os recursos que estão disponíveis no seu lócus de trabalho.
Mots-clés: Ensino de ciências naturais
Recursos didáticos
Planejamento de ensino
Ensino e aprendizagem
Résumé: The teaching methodologies used by the teachers are part of their didactic-pedagogical planning, which indicate a framework of possibilities used by the teacher in the classroom, in order to facilitate the teaching and learning process of the students, in order to reach the objectives educational goals. However, for this to happen, it is indispensable that the school offers minimally the didactic resources necessary to consolidate the proposed planning. Based on these assumptions, the present work aims to identify and analyze the professional profile of the Natural Sciences teacher in the final years of elementary school in the city of Cruz das Almas-BA, as well as to investigate their perceptions, concerns and difficulties encountered in relation to Pedagogical planning, focusing on the availability of didactic resources in the schools where they work. The research was qualitative/quantitative, with the observation of the school space as a subsidy in the investigative process in question. The methodological procedure used was descriptive and exploratory studies based on researches in the literature, observation of the school space and application of a semi structured questionnaire to the teachers from the 6th to the 9th year of Elementary Education who teach Natural Sciences as a tool and methods of collecting data. The collected data were analyzed, following the guidelines of the reference authors in content analysis. In this context, the results obtained in this study point to the fact that most of the teachers surveyed feel difficulties for the elaboration and execution of feasible planning, since the most pointed causes are the deficiencies found in the infrastructure of the schools and the lack of financial resources available for the purchase of teaching materials, among other artifacts of the school infrastructure in which they work. We emphasize in this context that the teaching of science requires the use of specific and diversified didactic resources to reach the goals proposed in the planning, but for this to happen the teacher must be prepared, in addition to being skilled and have the creativity to explore the resources that are available at your working locus.
metadata.dc.subject.en: Natural sciences teaching
Didactic resources
Teaching planning
Teaching and learning
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Date de publication: 7-mar-2017
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2017
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2530
Collection(s) :CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Planejamento_Acao_Pedagogica_TCC_2017.pdf1,07 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.