Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade - TCC
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dc.creatorPereira, Bárbara Gomes-
dc.date.accessioned2023-07-07T22:39:59Z-
dc.date.available2023-07-07T22:39:59Z-
dc.date.issued2018-08-21-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2517-
dc.description.abstractMaintain a distribution center is a way to improve logistics operations and raise the level of service offered, especially in the face of market instabilities. In this context the application of quality management systems become necessary to assist maintenance and quality of these processes. This study aimed to identify the ways in which the problems faced and the requirements of the management system adopted can be related to the maintenance of an efficient service, with the strategy of describing the importance of this system within the logistics chain, identifying the problems that prevent the distribution center to improve its services, meet the quality management system (CD), analyze its attendance regarding some requirements and propose improvements. For that, a case study was used, which used as a tool for data collection a semi structured questionnaire, together with the brainstorming technique. Throught the data collection, an Ishikawa diagram was built, and through its analysis it was possible to perceive the importance of meeting the requirements of quality management since these were directly related to the main causes of the problems found in the company, verifying limitations in order to promote improvements in this service due to the added costs. Finally, through all the data presented, it was possible to confirm that this study will be serve as basis for the identification of problems that may be contribute to the difficulty of maintaining a efficient service.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCentro de distribuição - Feira de Santana (BA)pt_BR
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.subjectDiagrama de Ishikawapt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectSistema logísticopt_BR
dc.subjectDistribuidora de alimentospt_BR
dc.subjectFeira de Santana (BA)pt_BR
dc.titleO sistema logístico e a gestão da qualidade como forma de identificação de gargalos nos centros de distribuições da região de Feira de Santana - BA: um estudo de caso em uma distribuidora de alimentospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoManter um centro de distribuição é uma maneira de aperfeiçoar as operações logísticas e elevar o nível do serviço oferecido, sobretudo diante das instabilidades de mercado. Nesse contexto, as aplicações de sistemas de gestão da qualidade tornam-se necessários para auxiliar na manutenção e na qualidade destes processos. Sendo assim, objetivou-se através desse estudo, identificar de quais formas os problemas enfrentados e o atendimento dos requisitos do sistema de gestão adotado podem estar relacionados com manutenção de um serviço eficiente, tendo como estratégia descrever a importância desse sistema dentro da cadeia logística, identificar os problemas que impedem o centro de distribuição de melhorar seus serviços, conhecer o sistema de gestão da qualidade do (CD), analisar seu atendimento quanto a alguns requisitos e propor melhorias. Para tanto, foi utilizado um estudo de caso, que usou como ferramenta para a coleta de dados um questionário semi estruturado, juntamente com a técnica do brainstorming. A partir da coleta de dados montou-se um diagrama de Ishikawa e por meio de sua análise foi possível perceber a importância do atendimento dos requisitos de gestão da qualidade, pois esses se mostraram diretamente relacionados com as causas-raízes dos problemas encontrados na empresa, verificando limitações da mesma em promover melhorias nesse atendimento devido aos custos agregados. Finalmente, por meio de todos dados apresentados foi possível confirmar que esse estudo pode servir de base para a identificação de problemas que contribuem para a dificuldade de manutenção de um serviço eficiente.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Bruno Souza-
dc.contributor.referee1Andrade, Eron Passos-
dc.contributor.referee2Martins, Luis Óscar Silva-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.enDistribution center - Feira de Santana (BA)pt_BR
dc.subject.enQuality managementpt_BR
dc.subject.enIshikawa Diagrampt_BR
dc.subject.enEfficiencypt_BR
dc.subject.enLogistic systempt_BR
dc.subject.enFood distributorpt_BR
dc.subject.enFeira de Santana (BA)pt_BR
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