Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2446
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Joseane Lopes dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-31T17:13:38Z | - |
dc.date.available | 2023-05-31T17:13:38Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-03 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2446 | - |
dc.description.abstract | The teaching of science requires skills for teacher and students. Thus, for the teacher is a challenge to teach, and the didactic resources, when used appropriately, can provide the motivation of students for learning the concepts. In this sense, this research aimed to analyze how the teacher of a public school high school in Cruz das Almas, Bahia, addresses the contents of vertebrate zoology. So investigate which didactic resources are used in the classes and what are the perspectives of the teacher about the subject. Thus, this qualitative research was provide by questionnaires directed to teachers and students, followed by direct observations in classes of vertebrate zoology. The results demonstrated that the textbook is the most used resource in the classroom, that there is a predominance of expositive classes, in which the teacher interacts with students using as aid the whiteboard, and that Internet is a widely used resource to study the content. By observing the textbook used in school it was noticed that it is simple, well illustrated and presents the information as a summarized manner, each group of vertebrates is approached differently, some groups are most exploited than others in relation to physiology. The images lacks on sharpness and complementary resources. Concluding the research it was identified that the school does not perform seminars for students to exhibit knowledge and are not carried out visits to parks and zoological gardens. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro didático - Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Motivação - Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino de zoologia dos vertebrados | pt_BR |
dc.subject | Cruz das Almas (BA) | pt_BR |
dc.title | O ensino de zoologia dos vertebrados: uma reflexão sobre os recursos didáticos em uma escola pública de Cruz das Almas – BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de ciências requer habilidades, tanto para o professor quanto para os alunos. Sendo assim, para o professor é um desafio ensinar e os recursos didáticos, quando utilizados de forma adequada, podem proporcionar a motivação dos alunos para aprendizagem dos conceitos. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar como o professor de uma escola pública do ensino médio de Cruz das Almas, Bahia, aborda os conteúdos de zoologia dos vertebrados. Logo, investigar quais os recursos didáticos são utilizados nas aulas e quais as perspectivas do professor acerca do tema. A pesquisa é do tipo qualitativa, na qual foram aplicados questionários ao professor e alunos, seguidos de observações diretas nas aulas de zoologia dos vertebrados. Os resultados demonstraram que livro o didático é o recurso mais utilizado nas aulas, que há o predomínio da aula expositiva na qual o professor dialoga com alunos utilizando como auxilio o quadro branco e que a internet é um recurso muito utilizado para estudar os conteúdos da disciplina. Ao observar o livro didático utilizado na escola, notou-se que o mesmo é simples, bem ilustrado e apresenta as informações de forma resumida, é abordado cada grupo de vertebrados de forma diferente, alguns grupos são mais explorados em detrimento de outros em relação à fisiologia. Foram encontradas imagens com pouca nitidez e falta de recursos complementares. Finalizando a pesquisa, identificou-se que a escola não realiza seminários para os alunos exporem os conhecimentos da disciplina e não são realizadas visitas a parques e zoológicos. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Scherer, Carolina Saldanha | - |
dc.contributor.referee1 | Melo, Pedro Nascimento | - |
dc.contributor.referee2 | Guidelli, Gislaine Marcolino | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.subject.en | Textbook - Didactic resources | pt_BR |
dc.subject.en | Motivation - Learning | pt_BR |
dc.subject.en | Teaching of vertebrate zoology | pt_BR |
dc.subject.en | Cruz das Almas (BA) | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensino_Zoologia_Vertebrados_TCC_2016.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.