Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2428
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Desafios vivenciados pelos licenciandos em biologia da ufrb na construção do projeto de pesquisa para o trabalho de conclusão de curso
metadata.dc.creator: Marques, Nayara Conceição
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Márcio Lacerda Lopes
metadata.dc.contributor.advisor2: Santos, Janete dos
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Tânia Maria Nunes
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Lídia Cabral
metadata.dc.description.resumo: No ambiente acadêmico, diversas atividades são propostas com o intuito de gerar novos conhecimentos, uma delas é a produção do projeto de pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que permite ao estudante o desenvolvimento do conhecimento científico por meio da pesquisa. Porém, para muitos estudantes essa é uma tarefa árdua e necessita de alguns conhecimentos e habilidades para sua elaboração. Nessa perspectiva, este estudo objetivou identificar quais dificuldades vivenciadas pelos licenciandos em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) na construção do projeto de pesquisa para o TCC. Mediante várias produções científicas acerca do tema, tornou-se indispensável à utilização de discussões de alguns autores que explanaram sobre o tema em questão, possibilitando assim, uma maior compreensão deste estudo, sendo eles: Booth (2008), Demo (2000), Gil (2002) Laville e Dionne (1999), Marcone e Lakatos (2003) Richardson (2011), Quivy (2008); Araújo (2014), Carbone e Nogueira (2004), Clemente (2014, Medeiros (2015) e Oliveira (2015). Trata-se de um estudo de caráter quanti-qualitativo e apresenta aspectos que lhe caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva, no qual foi utilizado o questionário como instrumento para a coleta de dados, aplicado a um total de dezenove (19) estudantes do curso de Licenciatura em Biologia. Após a análise do conteúdo e confronto com os autores de referência ficou evidenciado que os estudantes tem mais dificuldade em identificar o problema do projeto, escrever a problemática, o referencial teórico e interpretar e transcrever algumas leituras. Assim sendo, conclui-se que é de suma importância que os licenciandos ainda durante a sua formação tenham contato com outras disciplinas voltadas para pesquisa científica, para que desenvolvam habilidades que permitirão o êxito na elaboração de seu projeto de pesquisa para o TCC.
Palabras clave : Pesquisa em educação
TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)
Licenciatura em Biologia
Resumen : In the academic environment, several activities are proposed in order to generate new knowledge, one of them is the production of the research project for the completion of course work (CBT), which allows the student to develop scientific knowledge by Middle of the research. However, for many students this is an arduous task and needs some knowledge and skills for its elaboration. In this perspective, this study aimed to identify the difficulties experienced by undergraduate students in biology at Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) in the construction of the research project for the CBT. Through the various scientific productions about the theme, it became indispensable to the use of some authors who explained about the subject in question, thus enabling a greater understanding of this study, being: The theme in question, thus enabling a greater understanding of this study, being: Booth (2008), Demo (2000), Gil (2002) Laville and Dionne (1999), Marcone and Lakatos (2003) Richardson (2011), Quivy (2008); Araújo (2014), Carbone and Nogueira (2004), Clemente (2014, Medeiros (2015) and Oliveira (2015). This is a quantitativequalitative study and presents aspects that characterize it as an exploratory and descriptive research, in which the questionnaire was used as an instrument for data collection, applied to a total of nineteen (19) students Of the undergraduate course in biology. Thus, after the analysis of the content and confrontation with the reference authors, it was evidenced that students have more difficulty in identifying the problem of the project, writing the problematic, the theoretical framework and interpreting and transcribing some readings. Thus, we conclude that it is of paramount importance that the undergraduate students still have contact with other disciplines focused on scientific research, so that they develop certain skills that will allow the success in the elaboration of their Research project for the TCC.
metadata.dc.subject.en: Research in education
TCC (Course Completion Work)
Degree in Biology
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Fecha de publicación : 17-jun-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-05-25T19:37:15Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2428
Aparece en las colecciones: CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Desafios_Vivenciados_Licenciandos_TCC_2019.pdf4,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.