Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2411
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Construção da identidade profissional docente em diferentes fases da carreira: percepção de professores de ciências naturais/biologia em Cruz das Almas - BA
metadata.dc.creator: Brito, Danilo Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Neilton da
metadata.dc.contributor.referee1: Almassy, Rosana Cardoso Barreto
metadata.dc.contributor.referee2: Garcia, Rosineide Pereira Mubarak
metadata.dc.description.resumo: A identidade profissional é constituída ao longo da carreira, apesar de assumir características individuais para cada sujeito, história de vida do professor possui influência nas relações interprofissionais e institucionais que são estabelecidas. A compreensão da carreira e a constituição da identidade profissional sob a perspectiva temporal atribui aos diferentes momentos da carreira a classificação em etapas. Nesse sentido, objetivou-se nessa pesquisa, investigar as concepções e os fatores que estão relacionados com o processo de construção da identidade profissional na perspectiva de professores de Ciências Naturais e Biologia do município de Cruz das Almas-BA que se encontram em diferentes estágios/fases /momentos da carreira docente. Esta pesquisa pauta-se nas contribuições teóricas de autores como Tardif (2002) Huberman (2000), Pimenta (1996), Freire (2004) Nóvoa (1992) entre outros, na discussão das problemáticas que envolvem a formação da identidade profissional e seus fatos influenciadores ao longo da aquisição de experiências na docência. A abordagem do estudo é de natureza qualitativa de tipo autobiográfica com a utilização dos seguintes instrumentos de coleta de dados: entrevista narrativa e Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). Em relação a análise de dados, essa foi realizada através da metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2009). Os resultados desta pesquisa indicam características adquiridas pelos profissionais a medida que avançam na carreira e posicionam os participantes em suas fases distintas elencando alguns fatores determinantes para essa classificação como: percepção acerca da docência, ideais de satisfação, níveis de motivação, modo de identificação com a profissão e etc. Esses quesitos são destacados dentro da narrativa de cada representante e são amplificados à medida que as experiências realizam pontos de encontro entre si e com a biografia do pesquisador. As narrativas e as vivências que emergiram a partir dela destacam a necessidade de evidenciar a fala do professor e atentar-se para a importância do processo de construção de identidade profissional como pertencente a toda caminhada docente, por isso, deve constar desde a entrada na formação inicial até o período de conclusão da carreira.
Mots-clés: Identidade
Carreira
Docência
Experiência
Auto biografia
Résumé: The professional identity is constituted throughout the career, in spite of assuming individual characteristics for each subject, the teacher's life history has influence on the interprofessional and institutional relations that are established. The understanding of the career and the constitution of the professional identity from the temporal perspective assigns to the different moments of the career the classification in stages. In this sense, the objective of this research was to investigate the conceptions and factors that are related to the process of construction of the professional identity from the perspective of teachers of Natural Sciences and Biology of the municipality of Cruz das Almas-BA, who are in different stages / phases of the teaching career. This research is based on the theoretical contributions of authors such as Tardif (2002) Huberman (2000), Pimenta (1996), Freire (2004) Nóvoa (1992) among others, in discussing the problems that involve the formation of professional identity and its facts influences during the acquisition of experiences in teaching. The approach of the study is qualitative of autobiographical type with the use of the following data collection instruments: narrative interview and Free Word Association Test (TALP). In relation to the data analysis, this was done through the content analysis methodology of Bardin (2009). The results of this research indicate characteristics acquired by professionals as they progress in the career and position the participants in their distinct phases, listing some determinant factors for this classification as: perception about teaching, satisfaction ideals, levels of motivation, mode of identification with profession and so on. These issues are highlighted within the narrative of each participant and are amplified as the experiences make points of encounter with each other and with the biography of the researcher. The narratives and experiences that emerged from it emphasize the need to highlight the teacher's speech and to pay attention to the importance of the process of construction of professional identity as belonging to every teacher's walk, so it must appear from the entrance in the formation up to the end of the career.
metadata.dc.subject.en: Identity
Career
Teaching
Experience
Self biography
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Date de publication: 15-fév-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2411
Collection(s) :CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Construcao_Identidade_Profissional_TCC_2019.pdf963,82 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.