Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: O conhecimento docente sobre a doença falciforme no município de Cruz das Almas - Bahia
metadata.dc.creator: Carvalho, Glauber Santos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Couto, Fábio David
metadata.dc.contributor.referee1: Pimentel, Susana Couto
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Pedro Nascimento
metadata.dc.description.resumo: A Doença Falciforme (DF) é a doença genética de maior prevalência no Brasil. A adaptação dos discentes que vivem com DF à escola merece atenção especial, considerando as taxas elevadas de evasão escolar e distorção idade/série. Atribuí-se a estes fatos as manifestações clínicas recorrentes com internações que impedem a permanência dos educandos nas salas de aulas. A proposta deste trabalho foi compreender a percepção do professor para a formação do discente com DF em escolas Estaduais do município de Cruz das Almas-Ba. Para isso, realizou-se a aplicação de questionário estruturado. A maioria dos professores afirmou possuir conhecimentos sobre a Doença Falciforme. Entretanto, foi constatado que os professores possuem concepções equivocadas sobre o papel da escola e do professor no acompanhamento pedagógico desses discentes. A classe hospitalar que poderia ser uma estratégia pedagógica para a continuidade dos conteúdos que esse estudante eventualmente perderia devido ao tempo que se encontra hospitalizado, são desconhecidas por maioria dos professores que participaram dessa pesquisa. Os resultados indicaram a necessidade de popularização dos conhecimentos sobre a DF nas escolas para atender as necessidades educacionais especiais desses educandos.
Keywords: Doença falciforme // Professores //
Professores
Recôncavo (BA)
Cruz das Almas (BA)
Bahia
Abstract: Sickle cell disease (SCD) is the genetic disorder most prevalent in Brazil. The adaptation of the students who live with SCD to school deserves special attention, given the high rates of truancy and distortion age/grade. Assign to these facts the recurrent clinical manifestations with admissions that prevent the permanence of students in classrooms. The aim of this study was to understand the perception of the professor for the student's training with SCD in State schools of the municipality of Cruz das Almas-Ba. For this, the application of structured questionnaire. Most of the teachers said to possess knowledge about sickle cell disease. However, it has been found that teachers have misconceptions about the role of the school and the teacher at the pedagogical follow-up of these students. The hospital class could be a pedagogical strategy for continuity of content that this student eventually would lose due to the time it is hospitalized, are unknown by most of the teachers who participated in this research. The results indicated the need for the popularization of knowledge about the SCD in schools to meet the special educational needs of these students.
metadata.dc.subject.en: Sickle cell disease
Teachers
Recôncavo (BA)
Cruz das Almas (BA)
Bahia
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Issue Date: 10-Apr-2017
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-05-24T17:45:41Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2406
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