Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2397
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Avaliação do conteúdo fungos em livros didáticos utilizados nas escolas públicas de ensino médio da cidade de Cruz das Almas - BA
metadata.dc.creator: Lima, Aline Ferreira Dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Pimenta, Maria Gardenny Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Honorato, Talita Lopes
metadata.dc.contributor.referee2: Protázio, Arielson dos Santos
metadata.dc.description.resumo: O livro didático faz parte do cenário oficial da educação brasileira desde 1937, com a criação do Instituto Nacional do Livro. O livro didático em algumas situações é o único recurso didático disponível para professores e estudantes. Preocupado com a qualidade desse recurso, o MEC, vem realizando uma avaliação pedagógica, em todas as obras destinadas às escolas da rede pública. Entretanto, ainda são encontradas inadequações, como por exemplo, figuras sem escala, qualidade e veracidade das cores nas ilustrações, conteúdo abordado de forma sucinta, texto com fonte pequena entre outras inadequações, que podem comprometer o aprendizado dos estudantes. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a abordagem do conteúdo de fungos nos livros didáticos utilizados nas escolas de Ensino Médio da rede pública do Município de Cruz das Almas, Bahia. Foram analisados, quatro livros de Biologia do 2° ano, utilizados pelo Programa Nacional do Livro do Ensino Médio, para os anos 2018-2020. Para análise estabeleceram-se critérios que avaliaram os recursos visuais, a disposição do conteúdo, o conteúdo abordado sobre fungos, a forma de abordagem do conteúdo e as atividades. O livro 1 foi o melhor classificado, por possibilitar que o estudante tenha mais autonomia para prosseguir os estudos, enquanto o livro 4 foi o que apresentou mais inadequações. Os resultados da pesquisa apontam para necessidade de critérios mais rigorosos para análise das obras, já que todas as obras avaliadas apresentaram inadequações.
Palabras clave : Recurso didático
Educação
Professores - Estudo e ensino
Cruz das Almas (BA)
Resumen : The textbook has been an official part of Brazilian education since 1937, with the creation of the Instituto Nacional do Livro. The textbook in some sessions is the only didactic resource available for teachers and students. Concerned with a quality of resource, the MEC, has been conducting a pedagogical evaluation in all works such as public schools. However, there are still inadequacies, such as, figures without scale, quality and veracity of the colors in the illustrations, content concocted, text with small font among other inadequacies. The present work had as objective to evaluate the approach of the fungi content in the textbooks used in the public schools Cruz das Almas, municipality Bahia. We analyzed four books of Biology of the 2° year, used by the National Program of the Secondary School, for the years 20182020. For the analysis, criteria were established that evaluated the visual resources, the content layout, the content about fungi, the content approach and the activities. The book 1 was the best ranked, because it enabled the student to have more autonomy to continue his studies, while the book 4 presented the most inadequacies. The results evidenced the need for more rigorous criteria for the analysis of the books, since all books evaluated presented inadequacies.
metadata.dc.subject.en: Didactic resource
Education
Teachers - Study and teaching
Cruz das Almas (BA)
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Fecha de publicación : 22-feb-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2397
Aparece en las colecciones: CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Avaliacao_Conteudo_Fungos_TCC_2019.pdf4,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.