Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2396
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Atividades práticas na aprendizagem de botânica dos estudantes do 7º ano da escola municipal da Embira, Cruz das Almas, Bahia
Autor(es): Divino, Joseane de Jesus Silva do Amor
Orientador(a): Aona, Lidyanne Yuriko Saleme
Membro(a) da banca: Costa, Grênivel Mota da
Membro(a) da banca: Oliveira, Rosy de
Resumo: O ensino da botânica é importante em várias etapas da vida humana, mas quando seu conteúdo é dado de forma apenas descritiva, torna-se complexo e dificulta a compreensão dos estudantes, gerando desinteresse para maioria deles. Assim, este estudo busca verificar a percepção dos estudantes em relação ao ensino de Botânica, analisando se esta ciência tem conseguido um ensino contextualizado, experimental e crítico ao ponto de ter significado e importância na vida e na visão do mundo do estudante. O objetivo desse estudo é investigar a percepção dos estudantes do 7o ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal da Embira acerca da importância do ensino da Botânica, buscando compreender a relevância e os significados da Botânica para os estudantes. Dessa forma, este estudo foi elaborado a partir do ensino por experimentação e contextualização por meio de uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados foi realizada através de questionários semiestruturados. Essa pesquisa mostrou que a maioria dos estudantes se interessa pela Botânica e compreenderem a sua importância, alguns estudantes não demonstraram interesse em aprender ou sentiram dificuldade em aprender. Durante a realização das atividades experimentais e contextualizadas sobre o conteúdo, foi observado a percepção dos estudantes, ou seja, o interesse pelo assunto, como também apresentaram conhecimentos pré-existentes. A pesquisa foi conduzida em uma única turma de estudantes, mas recomenda-se que no ensino de botânica, a utilização de aulas experimentais e contextualizadas relacionada ao cotidiano do estudante impulsione o interesse e aprendizado.
Palavras-chave: Ensino da botânica
Conhecimento - Botânica
Contextualização e experimentação
Cruz das Almas (BA)
Resumo em inglês: The teaching of botany is important in several stages of human life, but when its content is given only descriptively, it becomes complex and makes it difficult for students to understand, generating disinterest for most of them. Thus, this study seeks to verify students' perceptions regarding Botany teaching, analyzing whether this science has achieved a contextual, experimental and critical teaching to the point of having meaning and importance in the life and vision of the student's world. The purpose of this study is to investigate the students' perception of the importance of botany teaching in order to understand the relevance and meanings of botany for students. Thus, this study was elaborated from teaching through experimentation and contextualization through a qualitative-quantitative research. Data were collected through semi-structured questionnaires. This research has shown that most students are interested in botany and understand its importance, some students have not shown an interest in learning or experienced difficulty learning. During the experimental and contextualized activities on the content, the students' perception was observed, that is, the interest in the subject, as well as presenting pre-existing knowledge. The research was conducted in a single group of students but it is recommended that in botany teaching, the use of experimental and contextualized classes related to the student's daily life will boost interest and learning.
Palavras-chave em inglês: Teaching botany
Knowledge - Botany
Contextualization and experimentation
Cruz das Almas (BA)
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 19-Fev-2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2396
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atividades_Praticas_Aprendizagem_TCC_2019.pdf2,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.