Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2199
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Metodologias utilizadas na abordagem do tema esquistossomose em sala de aula |
metadata.dc.creator: | Mota, Maria Angélica da Silva Rezende da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Souza, Liane Santos Sales |
metadata.dc.contributor.referee1: | Braga, Jaqueline Ramos Machado |
metadata.dc.contributor.referee2: | Couto, Fábio David |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo foi realizado no Colégio Professor Agnaldo Viana Pereira, situado no distrito de Quixabeira, município de Governador Mangabeira- BA, tendo como objetivo identificar as metodologias utilizadas pelos professores de Ciências do 7º ano do ensino fundamental na abordagem do tema Esquistossomose em sala de aula. Os sujeitos que fizeram parte da investigação foram quatro professores de Ciências e noventa e cinco alunos de quatro turmas, na faixa etária de doze a quinze anos, do ensino fundamental nos turnos matutino e vespertino. A metodologia empregada para o levantamento de dados foi a pesquisa qualitativa e quantitativa; os dados foram obtidos através de 95 questionários, respondidos pelos alunos, com o objetivo de verificar o grau de conhecimento dos mesmos em relação à esquistossomose; também foram aplicados quatro questionários para os professores participantes. O resultado da pesquisa demonstra que o tema esquistossomose foi tratado na sala de aula de forma genérica através dos conteúdos sobre platelmintos. O tema poderia ser abordado com mais aprofundamento, mostrando os dados epidemiológicos de prevalência e incidência da esquistossomose na região, a sintomatologia clinica da doença, risco de morte, o rio Paraguaçu, os afluentes e as lagoas, como locais de contato com o parasita da esquistossomose, levando em conta que os mesmos são mananciais frequentados ativamente nos meses quentes do ano, por crianças jovens e adultos. |
Mots-clés: | Estratégia = Alunos = Contaminação = Esquistossomose Alunos Contaminação Esquistossomose |
Résumé: | This study was conducted at Professor Agnaldo Viana Pereira School, situated in the Quixabeira district, Governador Mangabeira city, aiming to identify the methodologies used by 7th grade’s science teachers at elementary school while approaching the schistosomiasis’s issue in the classroom. The subjects who took part in the research were four science teachers and ninety-five students from four classes, with ages ranging from 12 to 15 years, from primary school in morning and afternoon shifts. The methodology used in the data collection was a qualitative and quantitative research, data were obtained through 95 questionnaires answered by students, in order to assess their knowledge level concerning schistosomiasis, four questionnaires were also applied to the participating teachers. The research result shows that the schistosomiasis subject was approached in the classroom in a generic form while studying the platyhelminthes content. The issue could be addressed in more depth, showing the epidemiological data on prevalence and incidence of the schistosomiasis infection rate in the region, the symptomatology of the disease in patients, patient’s mortality risk, Paraguaçu river, tributaries and lagoons, as places of contact with the schistosomiasis parasite, taking into account that they are actively frequented springs by children and young adults in the warm months of the year. |
metadata.dc.subject.en: | Strategy Students Contamination Schistosomiasis |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Date de publication: | 27-mai-2013 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2023-04-13T19:43:51Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2199 |
Collection(s) : | CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Metodologias_Utilizadas_Abordagem_TCC_2013.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.