Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2199
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Metodologias utilizadas na abordagem do tema esquistossomose em sala de aula
Autor(es): Mota, Maria Angélica da Silva Rezende da
Orientador(a): Souza, Liane Santos Sales
Membro(a) da banca: Braga, Jaqueline Ramos Machado
Membro(a) da banca: Couto, Fábio David
Resumo: Este estudo foi realizado no Colégio Professor Agnaldo Viana Pereira, situado no distrito de Quixabeira, município de Governador Mangabeira- BA, tendo como objetivo identificar as metodologias utilizadas pelos professores de Ciências do 7º ano do ensino fundamental na abordagem do tema Esquistossomose em sala de aula. Os sujeitos que fizeram parte da investigação foram quatro professores de Ciências e noventa e cinco alunos de quatro turmas, na faixa etária de doze a quinze anos, do ensino fundamental nos turnos matutino e vespertino. A metodologia empregada para o levantamento de dados foi a pesquisa qualitativa e quantitativa; os dados foram obtidos através de 95 questionários, respondidos pelos alunos, com o objetivo de verificar o grau de conhecimento dos mesmos em relação à esquistossomose; também foram aplicados quatro questionários para os professores participantes. O resultado da pesquisa demonstra que o tema esquistossomose foi tratado na sala de aula de forma genérica através dos conteúdos sobre platelmintos. O tema poderia ser abordado com mais aprofundamento, mostrando os dados epidemiológicos de prevalência e incidência da esquistossomose na região, a sintomatologia clinica da doença, risco de morte, o rio Paraguaçu, os afluentes e as lagoas, como locais de contato com o parasita da esquistossomose, levando em conta que os mesmos são mananciais frequentados ativamente nos meses quentes do ano, por crianças jovens e adultos.
Palavras-chave: Estratégia = Alunos = Contaminação = Esquistossomose
Alunos
Contaminação
Esquistossomose
Resumo em inglês: This study was conducted at Professor Agnaldo Viana Pereira School, situated in the Quixabeira district, Governador Mangabeira city, aiming to identify the methodologies used by 7th grade’s science teachers at elementary school while approaching the schistosomiasis’s issue in the classroom. The subjects who took part in the research were four science teachers and ninety-five students from four classes, with ages ranging from 12 to 15 years, from primary school in morning and afternoon shifts. The methodology used in the data collection was a qualitative and quantitative research, data were obtained through 95 questionnaires answered by students, in order to assess their knowledge level concerning schistosomiasis, four questionnaires were also applied to the participating teachers. The research result shows that the schistosomiasis subject was approached in the classroom in a generic form while studying the platyhelminthes content. The issue could be addressed in more depth, showing the epidemiological data on prevalence and incidence of the schistosomiasis infection rate in the region, the symptomatology of the disease in patients, patient’s mortality risk, Paraguaçu river, tributaries and lagoons, as places of contact with the schistosomiasis parasite, taking into account that they are actively frequented springs by children and young adults in the warm months of the year.
Palavras-chave em inglês: Strategy
Students
Contamination
Schistosomiasis
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 27-Mai-2013
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2199
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodologias_Utilizadas_Abordagem_TCC_2013.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.