Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2198
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Os livros didáticos de ciências no município de Cruz das Almas (2001-2011): o debate sobre a água no planeta
Autor(es): Santos, Dinalva Ribeiro Mota dos
Orientador(a): Lima, Tatiana Polliana Pinto de
Membro(a) da banca: Almassy, Rosana Cardoso Barreto
Membro(a) da banca: Almassy Júnior, Alexandre Américo
Resumo: Esta pesquisa pretende estudar como o subtema água está sendo apresentado nos livros didáticos de Ciências adotados nas escolas públicas municipais de Cruz das Almas no 6o Ano do ensino fundamental pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) entre os anos de 2001 a 2011, através dos livros analisados, Ciências – O meio ambiente 5a série publicado pela editora Ática (BARROS; PAULINO, 2006) e o livro de ciências do 6o Ano do Projeto Radix publicado pela editora Scipione (FAVALLI, PESSOA; ANGELO, 2009). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho documental cujo dispositivo de pesquisa utilizado foram os questionários aplicados a professores que lecionam ciências no 6o Ano do fundamental. Nesta pesquisa foram utilizados vários autores que com suas pesquisas, serviram de base para a investigação como Francalaza e outros. A monografia está organizada em três capítulos, onde o primeiro trata sobre os manuais didáticos e os livros didáticos de ciências. O segundo mostra um estudo sobre o currículo oficial e a escolha dos livros didáticos. O terceiro e último capítulo apresenta a opinião dos professores envolvidos na pesquisa sobre os livros didáticos dos PNLDS do período de 2001 a 2011, adotados pelas escolas públicas municipais de Cruz das Almas.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Manual didático
Ensino fundamental
Livro didático
Resumo em inglês: This research aims to study how the topic water is being presented on Sciences school books adopted on the 6th grade of Elementary Education by municipal public schools from Cruz das Almas according to the School Books National Plan (PNLD) between 2001 and 2011, through the analyzed books: Ciencias – O Meio Ambiente (Sciences – The Environment), 5th grade, published by Ática Publishing House (BARROS; PAULINO, 2006) and the 6th Grade Sciences book from the Radix program published by Scipione Publishing House (FAVALLI, PESSOA; ANGELO, 2009). This is a qualitative approach research, with a documental bias which used questionnaires applied to teachers who teach Sciences on 6th grade of Elementary education. The study used several authors, who with their research, were the basis for the investigation, such as Francalaza among others. The dissertation is organized in three chapters, where the first approaches didatic manuals and Science school books. The second shows a study of the official curriculum and the choice of school books. The third and last chapter presents the opinion of teachers involved on the research about the PNLD’s school books of the period between 2001 and 2011, adopted by municipal public school of Cruz das Almas.
Palavras-chave em inglês: Science teaching
Didactic manual
Elementary school
Textbook
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 23-Mai-2013
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2023-04-13T19:37:15Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2198
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livros_Didaticos_Ciencias_TCC_2013.pdf2,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.