Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2183
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Formação de professores para o ensino de ciências – naturais: do cotidiano da vida ao conhecimento científico no 6º ano do ensino fundamental |
metadata.dc.creator: | Paz, Idacelia Santos da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Neilton da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Almassy, Rosana Cardoso Barreto |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Rosana Petitinga |
metadata.dc.description.resumo: | O Ensino de Ciências Naturais tem sido marcado, ao longo dos tempos, por profundas transformações no que diz respeito aos atos de ensinar e de aprender. A concepção tradicional não mais satisfaz as necessidades educativas da sociedade atual, e, portanto, se impõe aos professores o desafio de romper com práticas pedagógicas descontextualizadas, e de privilegiar propostas metodológicas dinâmicas e inovadoras. Objetivou-se nesse estudo investigar a formação de professores de Ciências Naturais, visando compreender a prática pedagógica efetivada no 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Cabaceiras do Paraguaçu - Bahia. Os aportes teóricos utilizados para subsidiar o estudo foram Delizoicov (1990); Krasilchik (1987); Cachapuz (2005), Carvalho (2003) e (2004), Freire, (1996), Santos e Greca (2006) Pozo (2009), PCN (1997) e Diretrizes Curriculares Nacionais (2001), Tardif, (2002). A investigação foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório, utilizando como instrumento para levantamento de dados a observação direta, análise documental, entrevista e questionário, com a finalidade de buscar narrativas e informações dispensadas pelos professores e alunos do 6o ano do ensino fundamental, além do aparato legal. Os resultados obtidos evidenciaram que o ensino de Ciências Naturais se mantém pautado na transmissão do conhecimento da parte docente e na técnica de memorização pelos estudantes. Ademais, acreditamos que há de se pensar no investimento permanente na formação de professores, bem como na promoção de condições para que o processo ensino-aprendizagem possa fazer sentido para ensinantes e aprendentes. |
Palabras clave : | Formação de professores Ciências naturais - Estudo e ensino Contextualização - Aprendizagem |
Resumen : | The Teaching of Natural Sciences has been marked along the times, by deep changes regarding deeds of teaching and learning. The traditional design no longer meets the educational needs of today's society, and, therefore, it imposes on teachers the challenge of breaking de contextualized teaching practices, and focus on dynamic and innovative methodological proposals. This study aimed to investigate the training of teachers of natural sciences in order to understand the effective pedagogical practice in the 6th year of elementary school in a public school of the Cabaceiras Paraguassu - Bahia. The theoretical framework used to inform the study were Delizoicov (1990); Krasilchik (1987); Cachapuz (2005), Carvalho (2003) and (2004), Freire (1996), Santos and Greca (2006) Pozo (2009), NCP (1997) and (2001), Tardif, (2002). The research was a qualitative, exploratory, using as an instrument for data collection, the direct observation, document analysis, interview and questionnaire in order to get stories and information dispensed by teachers and students of the 6th grade level, besides the legal apparatus. The results showed that the teaching of natural sciences remain guided by the transmission of knowledge by teachers and memorization technique by students. Moreover, we believe that one should think about the ongoing investment in teacher training and in promoting conditions that the teaching-learning process may make sense to teachers and learners. |
metadata.dc.subject.en: | Teacher education Natural sciences - Study and teaching Contextualization - Learning |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Fecha de publicación : | 3-jun-2013 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2023-03-13T19:36:39Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2183 |
Aparece en las colecciones: | CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formacao_Professores_Ensino_TCC_2013.pdf | 300,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.