Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2182
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Formação do professor de ciências naturais do 9º ano do ensino fundamental nas escolas do município de Cruz das Almas - BA
metadata.dc.creator: Santos, Senhora Barbosa dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Almassy, Rosana Cardoso Barreto
metadata.dc.contributor.referee1: Fadigas, Joelma Cerqueira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Neilton da
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho analisa a formação do professor de Ciências Naturais do 9o ano do Ensino Fundamental nas escolas públicas e privadas do município de Cruz das Almas – BA. O objetivo da presente pesquisa é identificar, contextualizar e avaliar a influência da formação, inicial e continuada, do professor de Ciências Naturais no que se refere aos conteúdos conceituais de Química e Física, no 9o ano do Ensino Fundamental, assim como, analisar as abordagens metodológicas sobre o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares de Ciências Naturais. Como abordagem metodológica foi adotado o estudo de caso múltiplo, realizado em 10 escolas públicas e 6 escolas da rede particular de ensino e utilizou-se questionários semi-estruturados para a coleta de dados. As conclusões da presente pesquisa demonstram que muitos fatores afetam a qualidade do ensino, dentre eles a falta de estrutura das escolas onde a pesquisa foi efetivada, os baixos salários, a carga horária extensa, bem como a falta de preparo durante os cursos de formação quer seja inicial ou continuada. Os professores embora possuam uma formação inicial e continuada, dentro da área em que atuam, não efetivam satisfatoriamente em sala de aula a prática requerida para o Ensino de Ciências em busca da efetiva alfabetização científica.
Mots-clés: Ensino de ciências
Formação de professores
Prática docente
Ensino fundamental
Résumé: This paper analyzes the formation of the teacher of Natural Sciences of the 9th year of elementary school in public and private schools of Cruz das Almas - BA. The goal of this research is to identify, contextualize and evaluate the influence of training, initial and continuing teacher of Natural Sciences in relation to conceptual contents of Chemistry and Physics, in the 9th year of elementary school, as well as studying the approaches methodological questions about the process of learning and teaching curricula of Natural Sciences. Methodological approach was adopted multiple case study conducted in 10 public schools and 6 schools private schools and used semi- structured questionnaires to collect data. The findings of this research demonstrate that many factors affect the quality of education, including the lack of structure of the schools where the research was carried out with the low wages, long working hours and lack of preparation for the training courses or either initial or continued. Although teachers have initial training and continuing within the area in which they operate, actualize not satisfactorily classroom practice required for the teaching of science in search of effective scientific literacy.
metadata.dc.subject.en: Science teaching
Teacher education
Teaching practice
Elementary education
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Date de publication: 23-mai-2013
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-03-13T19:23:20Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2182
Collection(s) :CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Formacao_Professores_Ciencias_TCC_2013.pdf161,08 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.