Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2181
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Formação e atuação: um estudo da formação profissional do professor de ciências nos colégios públicos no município de Cruz das Almas - BA
Autor(es): Fernandes, Bárbara Cristina dos Santos
Orientador(a): Lima, Tatiana Polliana Pinto de
Membro(a) da banca: Almassy, Rosana Cardoso Barreto
Membro(a) da banca: Almassy Júnior, Alexandre Américo
Resumo: A referida pesquisa partiu do interesse em investigar a formação do professor de Ciências do ensino fundamental. Foram analisados a relação entre a prática docente do professor da disciplina, a importância da formação do professor para sua prática em sala de aula e buscou- se a identidade docente construída pelo professor de Ciências do ensino fundamental no município de Cruz das Almas. A questão central residiu em investigar até que ponto as transformações ocorridas no campo da educação podem influenciar somar, ou contribuir na atuação profissional do professor de Ciências, com maior formação advinda do século XX? Para tal alcance, o procedimento metodológico adotado foi o questionário estruturado. Os sujeitos que compuseram o objeto do trabalho foram 22 professores da área de Ciências que compõem o quadro de ensino das escolas públicas do município de Cruz das Almas. A análise dos dados revelou que a formação acadêmica não tem constituído em lócus significativo de aprendizagem dos saberes necessários ao exercício cotidiano da docência em Ciências e que, por isso mesmo é a atuação na sala de aula que vai constituindo em elemento fundamental no aprender a ser professor. Evidenciou, também, pistas sólidas do processo de construção e consolidação da profissão docente. Os caminhos apontados pelos discursos dos professores indicaram a necessidade de repensar a formação inicial em consonância com as características e exigências da educação e do ensino, do contexto real de atuação profissional, o que, certamente, poderá permitir ao professor de Ciências resgatar seu processo de desenvolvimento pessoal. A explicação está na falta de estrutura de laboratórios da maioria dos colégios pesquisados: salas cheias, baixos salários e vasta carga horária com disciplinas diversificadas, que atrapalham o perfeito caminhar do ensino de Ciências voltado para aulas práticas e efetivação do ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Professor de ciências
Formação de professor
Ensino de ciências
Ensino fundamental
Resumo em inglês: The related research left of the interest in investigating the formation of the professor of Sciences of basic education. They had been analyzed the relation enters the practical professor of the professor of it disciplines, the importance of the formation of the professor for practical its in classroom and searched the teaching identity constructed by the professor of Sciences of basic education in the Cross city of the Souls. The central question inhabits in investigating until point the occurred transformations in the field of the education can influence to add, or contributing in the professional performance of the professor of Sciences, with bigger happened formation of century XX? For such reach, the adopted metodológico procedure was the structuralized questionnaire. The citizens that had composed the object of the work had been 22 professors of the area of Sciences that compose the picture of education of the public schools of the Cross city of the Souls. The analysis of the data disclosed that the academic formation has not constituted in lócus significant of learning of knowing them necessary to the daily exercise of the docência in Sciences and that, therefore is the performance in the classroom that goes constituting in basic element in learning to be professor. It evidenced, also, solid tracks of the construction process and consolidation of the teaching profession. The ways pointed for the speeches of the professors indicate the necessity to rethink the initial formation in accord with the characteristics and requirements of the education and education, of the real context of professional performance, what, certainly, it will be able to allow the professor of Sciences to rescue its process of personal development. The explanation is in the lack of structure of laboratories of the majority of the searched colleges: full rooms, low wages and vast horária load with you discipline diversified, that they confuse the perfect one to walk of the education of Sciences come back toward practical lessons and efetivação of ducation learning.
Palavras-chave em inglês: Science teacher
Teacher training
Science teaching
Elementary school
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 23-Mai-2013
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Data de Avaliação: 2023-03-13T19:15:38Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2181
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formacao_Atuacao_Estudo_TCC_2013.pdf100,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.