Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2178
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Jovenice Pinheiro-
dc.date.accessioned2023-03-10T21:43:31Z-
dc.date.available2023-03-10T21:43:31Z-
dc.date.issued2013-05-20-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2178-
dc.description.abstractThe experimental activity is a great strategy for generating effective teaching learning meaningful. The present study aimed to evaluate the use of experiment with diverse methodology in teaching natural sciences in the final years of elementary education in the Edivaldo Machado Boaventura School. This research was conducted through a questionnaire, containing objective questions with teachers working in the field of natural sciences in the municipal in one step. The results showed that teachers, even facing difficulties in their practice, plan their lessons, allowing students a better way to meaningful learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAtividade práticapt_BR
dc.subjectCiências - Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA experimentação no ensino de ciências nos anos finais da educação fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA atividade experimental é uma grande estratégia para o ensino eficiente gerador de aprendizagem significativa. O presente estudo teve como objetivo avaliar o emprego de experimento com metodologia diversificada no ensino de ciências naturais nos anos finais do ensino fundamental no Colégio Municipal Edivaldo Machado Boaventura. Esta pesquisa foi desenvolvida através da aplicação de um questionário, contendo perguntas objetivas, com docentes que atuam na área de ciências naturais no Colégio, em uma única etapa. Os resultados demonstraram que os professores, mesmo enfrentando algumas dificuldades em sua prática pedagógica, planejam suas aulas, possibilitando aos discentes um melhor caminho para uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Ana Karina da Silva-
dc.contributor.referee1Aguiar, Cristiane Silva-
dc.contributor.referee2Souza, Girlene Santos de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enEducation - Study and teachingpt_BR
dc.subject.enPractical activitypt_BR
dc.subject.enScience - Learningpt_BR
dc.subject.enElementary Schoolpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Experimentacao_Ensino_Ciencias_TCC_2013.pdf341,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.