Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2173
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Aspectos do ensino de ciências em uma escola pública municipal de Cabaceiras do Paraguaçu – BA: estudo de caso |
metadata.dc.creator: | Serra, Jusilene Ferreira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Almeida, Renato de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Girlene Santos de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Melo, Pedro Nascimento |
metadata.dc.description.resumo: | O trabalho analisa um estudo de caso sobre o ensino de ciências em uma escola pública de Cabaceiras do Paraguaçu (BA), destacando as dificuldades para a condução de atividades práticas experimentais e as deficiências na formação de professores. Foram descritos o perfil dos professores de ciências e os espaços educativos adotados por eles. Também foram identificadas outras áreas fora da escola, que podem ser utilizados para o desenvolvimento das aulas, constituindo-se em situações de aprendizagens. Utilizou-se uma pesquisa qualitativa, com uso de questionário individual estruturado para analisar o perfil docente. Em seguida, foi conduzida entrevista para reforçar as informações colhidas pelo questionário, além de registrar experiências pretéritas relacionadas com a condução de atividades práticas. Verificou-se que alguns profissionais não possuem formação satisfatória, mas também possuem elevada carga horária de trabalho, dificultando a condução das aulas práticas. A disponibilidade de alguns poucos materiais didáticos não parece ser motivador aos professores. A maioria das aulas práticas, quando acontecem, ocorre dentro da escola. Foram identificados espaços educativos fora da escola, que permitiriam ampliar a contextualização e a integração de diferentes conteúdos, constituindo-se em importantes situações de aprendizagem. |
Mots-clés: | Formação de professores Atividades práticas Espaços educativos Situações de aprendizagem Cabaceiras do Paraguaçu (BA) |
Résumé: | The research analyzes a case study on Sciences Teaching in a public school from Cabaceiras do Paraguaçu (BA), detaching the difficulties to conduct practical experimental activities and the deficiencies in teacher training. It have been described the profile of Sciences’ teachers and the educational spaces adopted by them. It was also identified other areas outside school, that can be used for the development the classes, constituting in learning situations. It used a qualitative research, with the use of individual structured questionnaire to analyze teachers’ profile. Then, it was conducted interview to strengthen information gathered by questionnaire, in addition to record experiences preterit related to the conduct of practical activities. It have been verified some professionals didn’t have satisfactory training, but they have high workload, it’s difficulting the conduct of practical classes. The availability of few teaching materials doesn’t seem to be motivation to teachers. The majority of practical classes, when happens, occurs within the school. It have been identified educational spaces outside school, that it would allow increase the contextualization and the integration of different contents, constitutes in important learning situations. |
metadata.dc.subject.en: | Teacher training Practical activities Educational spaces Learning situations Cabaceiras do Paraguaçu (BA) |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Date de publication: | 21-mai-2013 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2023-03-10T19:43:16Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2173 |
Collection(s) : | CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Aspectos_Ensino_Ciencias_TCC_2013.pdf | 2,64 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.