Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2116
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Tecnólogo
Title: Feira itinerante da agricultura familiar: a experiência em Cruz das Almas/BA
metadata.dc.creator: Amorim, Joseane de Jesus Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Sodré, Maria Lúcia da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Ruiz, Alícia Olaude
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Ana Georgina Peixoto
metadata.dc.description.resumo: As cadeias curtas de comercialização representam uma estratégia importante para o agricultor familiar, sobretudo, por encurtar a distância entre o produtor e o consumidor. Dentro dessas cadeias curtas, encontram-se as feiras livres que podem ser fixas ou itinerantes. O presente artigo teve como objetivo compreender se a participação na Feira Itinerante da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Cruz das Almas tem contribuído para o fortalecimento da atividade econômica dos feirantes. Para realizar este trabalho, foi utilizada a pesquisa de campo e para coleta das informações, entrevistas semiestruturadas, conversas informais e observações. Os principais resultados apontaram que a participação na feira tem refletido resultados importantes para os participantes, sobretudo, econômico, somada à motivação pessoal. O fator renda destacou-se como aspecto determinante na permanência na feira. Por outro lado, os fatores que impulsionaram a saída de mais da metade dos feirantes foi a falta de apoio logístico e de assessoria técnica e organizacional. Como conclusão, ressalta-se a importância do apoio e do incentivo por parte do governo municipal para que o projeto permaneça agregando visibilidade aos feirantes, a valorização dos seus produtos e o fortalecimento da agricultura familiar.
Keywords: Circuito curto
Comercialização
Política pública
Cruz da Almas (BA)
Abstract: The short marketing chains represent an important strategy for the family farmer, in particular by shortening the distance between the producer and the consumer. Within these short chains are the free fair that can be fixed or itinerant. The objective of this article was to understand if the participation in the Fair of Itinerant Family Farming and Solidary Economy in Cruz das Almas has contributed to the strengthening of the economic activity of the fairs. To perform this work, field research and information collection, semi – structured interviews, informal conversations and observations were used. The main results pointed out that the participation in the fair has reflected important results for the participants, above all, economic, added to the personal motivation. The income factor stood out as a determining factor in the permanence at the fair. On the other hand, the factors that drove the exit of more than half of the fairs were the lack of logistical support and technical and organizational advice. As a conclusion, the importance of support and encouragement by the municipal government is emphasized so that the project continues o add visibility to the marketers, the valorization of their products and the strengthening of family farmer.
metadata.dc.subject.en: Short circuit
Commercialization
Public policy
Cruz da Almas (BA)
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Issue Date: 16-Aug-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2116
Appears in Collections:CCAAB - Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FeiraItineranteAgricultura_TCC_2018.pdf984,31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.