Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2104
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Tecnólogo
Title: A educação cooperativista para a qualificação dos cooperados na gestão de cooperativas: um estudo de caso a partir das experiências da COOAFATRE
metadata.dc.creator: Ferreira, Norma Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Santana, José da Conceição
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Alessandra
metadata.dc.contributor.referee2: Mendes, Fabihana
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho é um estudo de caso único que busca refletir e reforçar a importância do quinto princípio do Cooperativismo, conhecido como Educação, Formação e Informação. Buscou-se contextualizar a teoria com a prática nestas organizações, a fim de entender de que forma essa educação destinada ao quadro diretivo e aos cooperados pode contribuir para a gestão de uma cooperativa. O estudo de caso foi realizado na Cooperativa da Agricultura Familiar do Território da Bahia (COOAFATRE), situada no município de São Felipe/BA. As análises foram feitas a partir da coleta de dados com a realização de uma entrevista ao Diretor Administrativo e aplicação de questionário semi estruturado ao quadro diretivo e aos associados. Constata-se que a educação que está sendo desenvolvida na COOAFATRE cumpre com seus objetivos; ao manter os associados cientes da importância e das características do trabalho cooperativo e ainda capacitá-los para desenvolver rotinas administrativas específicas das organizações cooperativas. Estas ações são realizadas tanto pela cooperativa quanto por entidades de apoio e fomento. Sugere-se, a partir da análise realizada, o desenvolvimento de um programa que possa tornar a educação um processo contínuo e melhor definido na rotina do empreendimento.
Keywords: Cooperativismo
Educação cooperativista
Gestão democrática
São Felipe (BA )
Abstract: The present work is a single case study that seeks to reflect and reinforce the importance of fifth principle of Cooperativism, known as Education, Training and Information. We sought to contextualize theory with practice in these organizations, in order to understand what how this education aimed at the board of directors and cooperative members can contribute to the management of a cooperative. The case study was carried out at the Cooperativa da Agricultura Family of the Territory of Bahia(COOAFATRE), located in the municipality of São Felipe/BA. To the analyzes were made from data collection with an interview with the Director Administrative and application of a semi-structured questionnaire to the board of directors and to the associates. It appears that the education being developed at COOAFATRE fulfills its objectives; by keeping associates aware of the importance and characteristics of cooperative work and also enable them to develop routines specific administrative functions of cooperative organizations. These actions are carried out both by the cooperative and by support and promotion entities. It is suggested, based on the analysis carried out, the development of a program that can make education a process continuous and better defined in the enterprise's routine.
metadata.dc.subject.en: Cooperativism
Cooperative education
Democratic management
São Felipe (BA)
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Issue Date: 2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2104
Appears in Collections:CCAAB - Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoCooperativistaQualificação_TCC_2018.pdf756,79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.