Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1990
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Tecnólogo
Título : Uma análise da experiência da educação cooperativista em uma cooperativa de crédito
metadata.dc.creator: Neta, Anerita Oliveira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Anjos, Eliene Gomes dos
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Ana Georgina Peixoto
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Givaldo do Carmo
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho analisa a experiência da educação cooperativista em uma Cooperativa de Crédito. Buscou compreender a concepção sobre a educação cooperativista que norteia a cooperativa; entender o processo de formação dos colaboradores e dos associados; verificar a percepção dos sócios sobre a proposta de educação cooperativista e, por fim, verificar se entre os associados que tiveram acesso às atividades de formação, havia uma participação mais efetiva no cotidiano da organização. Para tanto, optou-se pelo estudo de caso em uma Cooperativa de Crédito situada em Governador Mangabeira, na Bahia. Foram 17 entrevistas, a partir de um roteiro semiestruturado, além do diário de campo elaborado com as observações realizadas na cooperativa durante os períodos de estágios da pesquisadora. As análises revelaram que a Cooperativa de Crédito necessita desenvolver atividades de formações contínuas para seus sócios, a fim de promover a educação cooperativista; desmistificar o fato da Cooperativa de Crédito não ser um banco e estimular a participação para que assim possa efetivamente praticar a autogestão.
Palabras clave : Educação cooperativista
Participação
Cooperativa de crédito
Governador Mangabeira (BA)
Resumen : The present work analyzes the experience of cooperative education in a Credit Union. It sought to understand the conception of cooperative education that guides the cooperative; understand the training process of employees and associates; to verify the perception of the members about the cooperative education proposal and, finally, to verify if among the associates who had access to the training activities, there was a more effective participation in the organization's daily life. For that, we opted for the case study in a Credit Union located in Governador Mangabeira, Bahia. There were 17 interviews, based on a semi-structured script, in addition to the field diary prepared with observations made at the cooperative during the researcher's internship periods. The analyzes revealed that the Credit Union needs to develop continuous training activities for its members, in order to promote cooperative education; demystify the fact that Cooperativa de Crédito is not a bank and encourage participation so that it can effectively practice self-management.
metadata.dc.subject.en: Cooperative education
Participation
Credit union
Governor Mangabeira (BA)
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Fecha de publicación : 23-ago-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1990
Aparece en las colecciones: CCAAB - Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AnáliseExperiênciaEducação_TCC_2018.pdf504,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons