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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1936
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Oliveira, José Marques Cardoso de | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-28T13:46:47Z | - |
dc.date.available | 2022-12-28T13:46:47Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, José marques cardoso de. Filosofia e intuição em Bergson: da percepção da matéria à mobilidade do real. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1936 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Intuição - Aspectos filosóficos | pt_BR |
dc.subject | Percepção da matéria - Aspectos filosóficos | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade real - Aspectos filosóficos | pt_BR |
dc.subject | Arte - Aspectos filosóficos | pt_BR |
dc.subject | Bergson - Filósofo | pt_BR |
dc.subject | Bergson, Henri, 1859-1941 | pt_BR |
dc.title | Filosofia e intuição em Bergson: da percepção da matéria à mobilidade do real | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho é desenvolvido no intuito de propor uma leitura abrangente do filósofo francês Henri Bergson, à medida que evidencia temáticas caras às reflexões do autor, sem que a análise imponha um tema em específico. O fato de Bergson desenvolver sua filosofia em forma de sistema, o qual nos permite refletir várias temáticas, tendo como plano de fundo a temática central, nos possibilitou elaborar a pesquisa nesse formato. A temática central é a captação intuitiva material e psicológica, tendo como temas auxiliares a crítica tecida pelo filósofo em relação à forma pela qual o real foi exprimido ao longo da história da filosofia, e o caminho que o autor indica para que tenhamos uma percepção do real sem o véu do simbolismo. Para isso, partimos da análise que o filósofo desenvolve da percepção material auxiliada pela memória, e como essa funcionalidade humana é indispensável à preservação da espécie. Em seguida, evidenciamos a crítica do autor em relação à forma pela qual o real foi substituído pelo simbolismo conceitual, através de uma confusão desenvolvida na concepção do movimento, ao mesmo passo que evidenciamos também o que o autor compreende como movimento traduzido por duração, e a forma de captá-lo pela intuição. Logo após, descrevemos como o autor indica um modo de captar o real e exprimí-lo sem que para isso o símbolo afaste o que é essencialmente vida, a saber, o movimento, e como a arte, em especial a música, é capaz de indicar o movimento real. Por fim, tentamos estabelecer um ponto de intercessão entre a percepção do artista e do filósofo no meio social. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Zunino, Pablo Enrique Abraham | - |
dc.contributor.referee1 | Costa, Denise Magalhães da | - |
dc.contributor.referee2 | Monteiro, Geovana da Paz | - |
dc.contributor.referee3 | Ferreira, Rafael dos Reis | - |
dc.contributor.referee4 | Andrade, Ricardo Henrique Resende de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Filosofia - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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