Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1818
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Title: Apontamentos e interfaces da política de inclusão escolar no Município de Cachoeira-Ba
metadata.dc.creator: Santos, Ivanea dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Georgina Gonçalves dos
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Ilzamar Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Valdir da Silva
Citation: SANTOS, Ivanea dos. Apontamentos e interfaces da política de inclusão escolar no Município de Cachoeira-Ba. 59 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Trabalho de Conclusão de Curso que se compreende em refletir e analisar a política de inclusão escolar em especial da pessoa com deficiência na escola. O acesso e permanência do aluno com deficiência na escola da rede pública ou privada é seguida por encantos, desafios e desencantos. O trato dos colegas, a atuação da equipe escolar, a condição de acessibilidade arquitetônica, tecnológica, influência a chegada e permanência desde aluno na escola. Com base nesta condição de desafios o trabalho objetivou conhecer o conjunto de leis, tratados,aporte teóricos da política de inclusão escolar e analise da realidade vivenciada por alunos em uma escola pública no município de Cachoeira-BA. Analisando sua infraestrutura,especialização e atuação dos professores e gestor, para com o desenvolvimento da política de inclusão escolar. O resultado da pesquisa mostrou-se significativa permitindo um conhecimento do real cenário da educação inclusiva e a forma como vem ocorrendo o acesso das pessoas com deficiência na escola pública. O trabalho foi enriquecedor constituindo mais um estudo neste campo e promovendo maior conhecimento da condição do acesso e permanência das pessoas com deficiência na rede de ensino regular.
Keywords: Serviço social
Educação
Inclusão
Pessoa com deficiência
Cachoeira (BA)
Abstract: Work of Conclusion of Course that is understood in reflecting and analyzing the policy of school inclusion in particular of the person with disability in the school. The access and permanence of students with disabilities in public and private schools is followed by challenges, charms and disenchantments. The treatment of colleagues, the performance of the school team, the condition of architectural and technological accessibility influences the arrival and permanence of the student in school. Based on this condition, the work aimed to know the set of laws, treaties, theoretical contributions and analysis of reality, experience and condition of a public school in the municipality of Cachoeira-BA. Analyzing its infrastructure, specialization and performance of teachers and manager for the development of inclusion policy in the school. The result of the research proved to be significant allowing a knowledge of the real scenario of inclusive education and the way in which the access of people with disabilities to public school has been occurring. The work was enriching, constituting one more study in this field and promoting greater knowledge of the condition of access and permanence of people with disabilities in the regular education network.
metadata.dc.subject.en: Social service
Education
Inclusion
Person with disability
Cachoeira (BA)
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Issue Date: 18-Dec-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1818
Appears in Collections:CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Apontamentos_Interfaces_Politica_TCC_2019.pdf1,07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.