Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Artes Visuais - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Titre: Autorretrato: o sexismo, o machismo e o racismo como atravessamento da ima de si em ilustrações
metadata.dc.creator: Ribeiro, Maria Clara Struduth
metadata.dc.contributor.advisor1: Grecco, Priscila Miraz de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Portela , Antônio Carlos de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Brune, Aline
Référence bibliographique: RIBEIRO, Maria Clara Struduth. Autorretrato: o sexismo, o machismo e o racismo como atravessamento da ima de si em ilustrações. 2022. 83 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2022.
metadata.dc.description.resumo: No presente memorial, apresento e discuto minha produção de autorretratos tendo como eixo central para a problematização da criação poética, as relações de raça e gênero. Utilizando o método da autoetnografia para investigar minha relação com minha imagem e como ela foi se modificando ao longo do tempo, vou abordando meu processo artístico a partir de percepções e vivências, aqui discutidas a partir de teóricas como bell hooks, Griffin, Neusa Santos, Kabengele Munanga, Zora Neale Hurston, entre outros, que me possibilitaram entender a importância de minha produção pra além de uma questão individual, mas como situação que são compartilhadas e sentidas da forma expandida em nossa sociedade. A partir desse ponto, entendi que o estudo do autorretrato pode ser utilizado na educação das crianças, principalmente de crianças negras, reforçando a sua autoestima, partindo da hipótese de que o autorretrato vai além da imagem capturada por si, mas está também em outros tipos de criações artísticas, entendendo que não são vivências únicas, mas compartilhadas, sendo assim um lugar de autoafirmação de diferenças e de novas possibilidades de vida na diferença.
Mots-clés: Artes visuais
Autorretrato
Autoetnografia
Processo criativo
Résumé: In this memoir, I present and discuss my production of self-portraits with race and gender relations as the central axis for the problematization of poetic creation. Using the autoethnography method to investigate my relationship with my image and how it has changed over time, I approach my artistic process from perceptions and experiences, discussed here from theorists such as bell hooks, Griffin, Neusa Santos, Kabengele Munanga, which enabled me to understand the importance of my production beyond an individual issue, but as a situation that is shared and felt in an expanded way in our society. From this point, I understood that the study of the self-portrait can be used in the education of children, especially black children, strengthening their self-esteem, starting from the hypothesis that the self-portrait goes beyond the image captured by itself, but is also in other types of artistic creations, understanding that they are not unique experiences, but shared, thus being a place of self-affirmation of differences and new possibilities of life in the difference.
metadata.dc.subject.en: Visual arts
Self-portrait
Autoethnography
Creative process
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Date de publication: 1-aoû-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2022-12-07T14:25:13Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1810
Collection(s) :CAHL - Bacharelado em Artes Visuais - TCC

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