Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Enfermagem - TCC
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dc.creatorJesus, Jozimar Miranda Neri de-
dc.date.accessioned2022-12-06T18:36:29Z-
dc.date.available2022-12-06T18:36:29Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationJESUS, Jozimar Miranda Neri de. Acolhimento como estratégia para qualificação e reorganização na atenção básica: revisão sistemática. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1757-
dc.description.abstractUser embracement relates to changes in the practice of health care, through actions that include listening, identification of problems and actions. In addition, there is an extension of the competence of the health care team to meet the demands of users. Thus, the user embracement is a strategy for reorganization of health services that qualify their actions. This study has the objective to analyze the importance of the user embracement in the reorganization and quality of care in primary care. Consists of a systematic review with data collected in databases SCIELO, LILACS and Medline. Articles March 2004 were included to March 2014, written in Portuguese, fully available electronically. Data were analyzed after sorting based on reading the titles and abstracts of their selection of articles that met the criteria. Of the twenty-six studies selected most were published in the Southeast and have qualitative approach. From the data analysis it was observed that the user embracement is an important strategy for the quality of health services, it favors the bond between the team and the users and Interdisciplinary work. However there are difficulties in its implementation, as issues of inadequate infrastructure, fragmented care and lack of professional qualification. It is concluded, the need for qualified multidisciplinary team, and actions of managers in providing humane care and quality, with the goal of providing a terminating service that meets the needs of the population.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiços de saúde - Acolhimentopt_BR
dc.subjectCuidados primários de saúdept_BR
dc.subjectHumanização - Serviços de saúdept_BR
dc.titleAcolhimento como estratégia para qualificação e reorganização na atenção básica: revisão sistemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO acolhimento diz respeito à mudanças nas práticas de atenção em saúde, por meio de ações que incluem a escuta, a identificação de problemas e ações. Além disso, existe uma ampliação da competência da equipe de saúde em atender as demandas dos usuários. Sendo assim, o acolhimento é uma estratégia de reorganização dos serviços de saúde que qualifica suas ações. O presente estudo possui como objetivo analisar a importância do acolhimento na reorganização e qualidade da assistência na atenção básica. Consiste em uma revisão sistemática cujos dados foram coletados nas bases de dados SCIELO, LILACS e Medline. Foram incluídos artigos de Março de 2004 à Março de 2014, escritos em português, disponíveis integralmente em meio eletrônico. Os dados foram analisados após a triagem baseada na leitura dos títulos, dos respectivos resumos e seleção dos artigos que se enquadravam nos critérios definidos. Dos vinte e seis estudos selecionados a maioria foram publicados na região Sudeste e possuem abordagem qualitativa. A partir da análise dos dados observou-se que o acolhimento é uma estratégia de importância para a qualidade dos serviços de saúde, pois favorece o vínculo entre a equipe e os usuários e um trabalho interdisciplinar. Entretanto existem dificuldades para sua implantação, como questões de infraestrutura inadequada, assistência fragmentada e a falta de qualificação dos profissionais. Conclui-se assim, a necessidade da qualificação da equipe multiprofissional, além de ações dos gestores no oferecimento de assistência humanizada e de qualidade, com o objetivo de oferecer um serviço resolutivo que atenda as necessidades da população.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Rivemales, Maria da Conceição Costa-
dc.contributor.referee1Silva, Elaine Andrade Leal-
dc.contributor.referee2Heliotério, Margarete Costa-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCS - Centro de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICApt_BR
dc.subject.enHealth services - Receptionpt_BR
dc.subject.enPrimary health carept_BR
dc.subject.enHumanization - Health servicespt_BR
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