Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1741
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Vaz, Raiana Judith | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-06T14:27:46Z | - |
dc.date.available | 2022-12-06T14:27:46Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | VAZ, Raiana Judith. Análise das interrelações entre cultura e educação no currículo dos anos finais do ensino fundamental em Santo Amaro/BA. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1741 | - |
dc.description.abstract | This article aims to analyze the interrelations between culture and education in the practice of teaching culture in the final years (6th to 9th grade) of Elementary School in the municipality of Santo Amaro (BA). In order to carry out this research, this work identified and analyzed some effects of the implementation of the following education policies and laws: National Education Guidelines and Framework Law (Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 9.394/96); Lei 10.639/03, which made the teaching of African and Afro-Brazilian Culture and History obligatory in public and private schools; Law 11.645 / 08, which included the mandatory teaching of the History and Culture of Brazilian indigenous people; the National Culture Plan (PNC) and the Municipal Culture Plan (PMC), as well as the curriculum matrix for Elementary School established by the Santo Amaro Municipal Secretariat of Education. The results from this research indicate that, in the municipality of Santo Amaro, it was necessary to create a specific subject in order to comply with the current legislation, as well as to deepen the dialogue between the national and municipal culture plans and the education guidelines of the municipality. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cultura e educação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Currículo - Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - Santo Amaro (BA) | pt_BR |
dc.subject | Santo Amaro (BA) | pt_BR |
dc.title | Análise das interrelações entre cultura e educação no currículo dos anos finais do ensino fundamental em Santo Amaro/BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo analisar as interrelações entre a cultura e a educação existentes na prática do ensino da cultura nos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental do município Santo Amaro (BA). Para efetivação dessa pesquisa, este trabalho identificou e analisou alguns efeitos da implementação das seguintes leis e políticas educacionais: Lei de Diretrizes e Bases da Educação; da Lei 10.639/03, que obriga o ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira em escolas públicas e privadas; Lei 11.645/08, dando a obrigatoriedade ao ensino da História e Cultura Indígena; Plano Nacional de Cultura – PNC e Plano Municipal de Cultura (PMC), além da matriz curricular para o Ensino Fundamental estabelecida pela Secretaria de Educação do Município de Santo Amaro. O resultado da pesquisa constatou que, no município de Santo Amaro, fez-se necessário a criação de uma disciplina específica para o cumprimento da legislação vigente, bem como para aprofundar o diálogo entre os planos nacional e municipal de cultura e as diretrizes educacionais do município. | pt_BR |
dc.degree.level | Bacharelado | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cunha, Rubens da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.subject.en | Culture and education | pt_BR |
dc.subject.en | Education | pt_BR |
dc.subject.en | Curriculum - Elementary school | pt_BR |
dc.subject.en | Elementary school - Santo Amaro (BA) | pt_BR |
dc.subject.en | Santo Amaro (BA) | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CECULT - Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Analise_Interrelacoes_Entre_TCC_2019.pdf | 383,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.