Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Museologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1699
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Evanilda dos-
dc.date.accessioned2022-11-08T20:02:11Z-
dc.date.available2022-11-08T20:02:11Z-
dc.date.issued2010-12-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Evanilda dos. Educação patrimonial na escola Ana Nery: descobrindo o patrimônio cultural. 61p. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1699-
dc.description.abstractHeritage Education is extremely important for the individual to perceive the environment in which it is inserted and feel co-responsible for its preservation. In that In this sense, this research work seeks to reflect on how the Ana Nery School,belonging to public jurisdiction in the municipality of Cachoeira-Ba, has been preparing to ensure the interaction of their students with the city's heritage, so that they can understand its importance in its history. For the purpose of this study, the methodology applied was qualitative and descriptive, following the direct observation model and application of questionnaires with educators and students of the analyzed school,seeking to verify the conceptions of the agents inserted in the school community of institution on the researched topic. The researched institution does not have no program aimed at valuing and preserving heritage. concluded then, that the referred school is not prepared to serve the citizens in a proposal of Heritage Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectValorizaçãopt_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.subjectEscola Ana Nerypt_BR
dc.subjectCachoeira (BA)pt_BR
dc.titleEducação patrimonial na escola Ana Nery: descobrindo o patrimônio culturalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Educação Patrimonial é de extrema importância para que o indivíduo perceba o ambiente em que está inserido e sinta-se co-responsável por sua preservação. Nesse sentido, este trabalho de pesquisa, busca refletir sobre como a Escola Ana Nery,pertencente à jurisdição pública no município de Cachoeira-Ba, tem se preparado para garantir a interação de seus alunos com o patrimônio da cidade, de maneira que possam compreender a importância dele em sua história. Para efeito desse estudo a metodologia aplicada foi de natureza qualitativa e descritiva, seguindo o modelo de observação direta e aplicação de questionários junto aos educadores e alunos da escola analisada, buscando averiguar as concepções dos agentes inseridos na comunidade escolar da referida instituição sobre o tema pesquisado. A instituição pesquisada não possui nenhum programa voltado para a valorização e preservação do patrimônio. Concluiu-se então, que a referida escola não está preparada para atender aos cidadãos numa proposta de Educação Patrimonial.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Rita de Cássia Salvador de Sousa-
dc.contributor.referee1Amazonas, Archimedes Ribas-
dc.contributor.referee2Gonçalves, Elaine-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
dc.subject.enHeritage educationpt_BR
dc.subject.enValuationpt_BR
dc.subject.enAna Nery Schoolpt_BR
dc.subject.enPatrimonypt_BR
dc.subject.enReflectionpt_BR
dc.subject.enWaterfall (BA)pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CAHL - Bacharelado em Museologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacao_Patrimonial_Escola_TCC_2010.pdf3,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.