Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1647
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Bacharelado |
Title: | Cachoeira no processo de Independência da Bahia: a imagem como documento no painel de azulejo inspirado na pintura de Antônio Parreiras |
metadata.dc.creator: | Maia, Milena de Campos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Souza, Cristina Ferreira Santos de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Patrícia Verônica dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos Filho, Isaac Tito Santos Filho |
Citation: | MAIA, Milena de Campos. Cachoeira no processo de Independência da Bahia: a imagem como documento no painel de azulejo inspirado na pintura de Antônio Parreiras. 42 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2015. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta monografia apresenta um estudo sobre a imagem como documento retratado em um painel de azulejos inspirado na pintura “O primeiro passo para a Independência da Bahia”, de Antônio Parreiras, fato este que aconteceu na cidade de Cachoeira. Aborda o momento do bombardeio por uma escuna canhoneira logo após o Príncipe Dom Pedro de Alcântara ser proclamado o “Defensor Perpetuo do Brasil”. Busca entender as representações simbólicas deste episódio histórico através do estudo iconográfico e iconológico de Erwin Panhofsky, para que a partir desse trabalho possamos desenvolver a nossa metodologia, com o objetivo de construir conhecimento histórico e compreender a cidade histórica por meio de uma abordagem museológica, definindo questões relacionadas ao valor patrimonial dado pela população cachoeirana. |
Keywords: | Independência da Bahia Imagem - Documento retratado Iconografia Iconologia Bahia - História Azulejo - Pintura Cachoeira (BA) - História Parreiras, Antônio, 1860-1937 - Pintor |
Abstract: | This monograph presents a study on the image as a portrayed document on a tile panel inspired by the painting “The first step towards Independence of Bahia”, by Antônio Parreiras, a fact that happened in the city of waterfall. Approaches the moment of the bombing by a gunboat schooner logo after Prince Dom Pedro de Alcântara was proclaimed the “Perpetual Defender of the Brazil". It seeks to understand the symbolic representations of this historical episode through the iconographic and iconological study of Erwin Panhofsky, so that from this work we can develop our methodology, with the objective of build historical knowledge and understand the historic city through a museological approach, defining issues related to the heritage value given by the waterfall population. |
metadata.dc.subject.en: | Bahia's independence Image - Document portrayed Iconography Iconology Bahia - History Tile - Painting Waterfall (BA) - History Parreiras, Antônio, 1860-1937 - Painter |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras |
Issue Date: | 15-May-2015 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2022-10-21T11:24:50Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1647 |
Appears in Collections: | CAHL - Bacharelado em Museologia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cachoeira_Processo_Independencia_TCC_2015.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.