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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1641
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Bacharelado |
Título: | Belo Horizonte Mandir: da iconografia de Jagannatha, Baladeva e Subhadra á etnografia da vivência dos seus rituais |
Autor(es): | Amaral, Ivan Domingos |
Orientador(a): | Pêpe, Suzane Pinho |
Membro(a) da banca: | Perteado Júnior, Wilson Rogério |
Membro(a) da banca: | Santiago, Camila Fernanda Guimarães |
Referência: | AMARAL, Ivan Domingos. Belo Horizonte Mandir: da iconografia de Jagannatha, Baladeva e Subhadra á etnografia da vivência dos seus rituais. 2018. 117 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2018. |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso sobre imagens do templo vaishnava em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais (Brasil), fundado em 1986 tem por objetivo estudar as esculturas das deidades: Jagannatha, Baladeva e Subhadra, (RAVI,1984). Considerando o contexto e a história do Vaishnavismo, baseado nas escrituras sagradas da antiga Índia. A sua transposição para o Ocidente e, em particular para a comunidade do templo onde se situam estas formas escultóricas. Baseia-se em princípios que norteiam a Iconografia,a Iconologia, a Documentação e os métodos Etnográficos ao fazer a abordagem das peças, assim como a observação e contextualização das vivências ritualísticas neste santuário. A pesquisa com acompanhamento das práticas de adoração aos ícones traz o intento de compreender e expor as relações entre adeptos e deidades. Descreve e interpreta o significado das representações e das práticas rituais do bhakti-yoga, como cozinhar e oferecer alimentos às deidades materialmente reproduzidas, com base em textos da cultura e religião védica e em autores acadêmicos brasileiros que se dedicam ao estudo das religiões e estão inseridos nesta filosofia. A pesquisa conclui que há uma relação elevada, transcendental e centralizada no serviço devocional desenvolvido no cotidiano dos devotos e nos acontecimentos que tornam efetiva e concreta a transcendência no Belo Horizonte Mandir. As personificações exercem forte papel neste processo e a compreensão dos devotos é que todas as imagens presentes neste santuário representam Krishna, considerado um só pelos que nele creem, expandindo-se em ilimitados aspectos devido a sua onipotência e misericórdia para com o seu devoto. |
Palavras-chave: | Belo Horizonte Mandir Iconografia Iconologia Escultura Imagem Belo Horizonte (MG) Etnografia |
Resumo em inglês: | This Course Completion Work on images of the Vaishnava temple in Belo Horizonte, State of Minas Gerais (Brazil), founded in 1986, aims to study the Deity Sculptures: Jagannatha, Baladeva and Subhadra, (RAVI, 1984). whereas the context and history of Vaishnavism, based on the sacred scriptures of ancient India.Its transposition to the West and, in particular, to the temple community where these sculptural forms are located. It is based on principles that guide Iconography, Iconology, Documentation and Ethnographic methods when approaching the pieces, as well as the observation and contextualization of ritualistic experiences in this sanctuary. The follow-up survey of icon worship practices brings the attempt to understand and expose the relationships between adepts and deities. describes and interprets the meaning of the ritual representations and practices of bhakti-yoga, as cook and offer food to materially reproduced deities, based on texts of Vedic culture and religion and in Brazilian academic authors dedicated to the study of religions and are embedded in this philosophy. The research concludes that there is a elevated relationship, transcendental and centered in the devotional service developed in the daily life of devotees and in the events that make effective and concrete the transcendence in Belo Horizonte Mandir. Personifications play a strong role in this process and the understanding of devotees is that all the images present in this shrine represent Krishna, considered one by those who believe in him, expanding in boundless respects because of his omnipotence and mercy towards his devotee. |
Palavras-chave em inglês: | Iconology Sculpture Iconography Ethnography Image |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras |
Data do documento: | 6-Mar-2018 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2022-10-20T20:16:02Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1641 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CAHL - Bacharelado em Museologia - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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