Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1633
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Bacharelado |
Titre: | Análise das inteligências múltiplas: um estudo de caso no Museu de Ciência e Tecnologia da UNEB |
metadata.dc.creator: | Cruz, Liliane Bastos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Barbosa, Rita de Cássia Salvador Sousa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Carlos Alberto Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Germano, Fernanda Assunção |
Référence bibliographique: | CRUZ, Liliane Bastos. Análise das inteligências múltiplas: um estudo de caso no Museu de Ciência e Tecnologia da UNEB. 2010. 97 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Centro de Artes,Humanidades e Letras,Universidade Federal do Recôncavo da Bahia,Cachoeira, 2010. |
metadata.dc.description.resumo: | Analisar a Inteligência humana em sua totalidade é compreender como a mesma se constitui e como é utilizada em uma sociedade em constante transformação. Os testes tradicionais de inteligência testam as capacidades dos indivíduos tendo como base à linguística e o raciocínio-lógico. Estudos recentes na área da psicologia cognitiva mostram que o indivíduo desenvolve diversas capacidades cognitivas, estas foram denominadas pelo teórico da psicologia cognitiva Howard Gardner como Inteligências Múltiplas, esta teoria mostra que o indivíduo pode vir a desenvolver uma ou várias capacidades cognitivas. Para este estudo faz-se pertinente compreender que a educação é a base para o processo de desenvolvimento intelectual humano, visto que, os espaços formais, não-formais e informais de educação são importantes vetores de conhecimento. Neste contexto, instituições não-formais de educação, tais como museus, são fundamentais para o processo de aprendizagem. Estas instituições museológicas possuem diversas tipologias e estas têm características ideológicas em comum, contudo tem suas especificidades no que diz respeito as suas atividades, em especial, a ação educativa feita com o público, pois o acervo da instituição está diretamente relacionado à sua tipologia. O presente estudo tem como finalidade analisar os Museus de Ciência & Tecnologia,mas especificamente o Museu de Ciência & Tecnologia da UNEB, suas características físicas e funcionais e suas ações educativas para com o público.Estes, possuem acervos que permitem ao visitante sua interação e obtenção do conhecimento. Assim, pretende-se analisar como as Inteligências Múltiplas são ou não desempenhadas e aplicadas nesses espaços pelos visitantes que tem como base o acervo da instituição. |
Mots-clés: | Inteligência múltipla Educação museológica Museu de Ciência e Tecnologia Universidade do Estado da Bahia - UNEB |
Résumé: | To analyze human intelligence in its entirety is to understand how it constitutes and how it is used in a society in constant transformation. You Traditional intelligence tests test the capabilities of individuals with basis of linguistics and logical reasoning. Recent studies in the field of psychology cognitive show that the individual develops different cognitive abilities,these were termed by the cognitive psychology theorist Howard Gardner as Multiple Intelligences, this theory shows that the individual can develop one or more cognitive abilities. For this study, it is relevant understand that education is the basis for the development process human intellectual, since the formal, non-formal and informal spaces of education are important vectors of knowledge. In this context, institutions non-formal education institutions, such as museums, are fundamental to the process of learning. These museum institutions have different typologies and these have ideological characteristics in common, however they have their specificities in the regarding its activities, in particular, the educational action carried out with the public, as the institution's collection is directly related to its typology. O This study aims to analyze the Science & Technology Museums,but specifically the UNEB Science & Technology Museum, its physical and functional characteristics and their educational actions towards the public.These have collections that allow the visitor to interact and obtain the knowledge. Thus, it is intended to analyze how Multiple Intelligences are or not performed and applied in these spaces by visitors whose based on the institution's collection. |
metadata.dc.subject.en: | Multiple intelligence Museum education Museum of Science and Technology University of the State of Bahia - UNEB |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras |
Date de publication: | 17-déc-2010 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2022-10-20T12:03:45Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1633 |
Collection(s) : | CAHL - Bacharelado em Museologia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Analise_Inteligencias_Multiplas_TCC_2010.PDF | 2,35 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.