Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1623
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Bacharelado |
Title: | Aparências: sombras, projeções e autoimagem |
metadata.dc.creator: | Souza, Josiara Oliveira de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Brissot, Ana Valecia Araújo Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Matos, Marcos Olegário Gondim de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Fraga, Ana Maria da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | Aparências é um trabalho autobiográfico criado a partir da pesquisa artística que realizo sobre a construção e desconstrução da minha própria imagem por meio da foto e videoperformance. A imagem do corpo não é revelada nas imagens. A sombra como matéria artística fundamental na criação desta obra é o elemento que media o diálogo consigo mesmo na busca do autoconhecimento para além dos estereótipos, na medida em que a aparência visual se adequa aos padrões impostos pela sociedade. A sombra é utilizada como metáfora visual para o (re)conhecimento de mim mesma, explorando as passagens entre a imagem fixa e a imagem em movimento. Na fotoperfomance se estabelece o diálogo entre o corpo e o espaço exterior. Na videoperformance, o corpo dialoga com a sombra em seu ambiente íntimo. O passeio entre as linguagens possibilita a compreensão de como os padrões estéticos estabelecidos pela sociedade provocam uma incessante construção e desconstrução da autoimagem em diferentes contextos. |
Keywords: | Corpo Imagem Estereótipo Autoimagem Sombra |
Abstract: | Appearances is an autobiographical work created from the artistic research that I do on the construction and deconstruction of my own image through photo and video performance. Body image is not revealed in the images. The shadow artistic matters as fundamental in the creation of this work is the element that mediates the dialogue with himself in the pursuit of self-knowledge beyond stereotypes, to the extent that the visual appearance fits the standards imposed by society. The shadow is used as a visual metaphor for the (re) cognition of myself , exploring the passages between the fixed image and the moving image. In fotoperfomance dialogue between body and outer space is established. In the video performance, the body speaks to the shadow in its intimate atmosphere. The ride between languages furthers our understanding of how the aesthetic standards set by society cause an incessant construction and deconstruction of self-image in different contexts. |
metadata.dc.subject.en: | Body Image Stereotype Shadow Self image |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras |
Issue Date: | 4-Apr-2014 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2022-10-11T12:55:35Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1623 |
Appears in Collections: | CAHL - Bacharelado em Artes Visuais - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Aparencias_Sombras_Projecoes_TCC_2014.pdf | 3,55 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.