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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/732
Tipo de documento: | Dissertação |
Grau acadêmico: | Mestrado Acadêmico |
Título: | Ponto de cultura e desenvolvimento humano: um estudo de caso na Comunidade Quilombola Kaonge |
Autor(es): | Magalhães, Marize Torres |
Orientador(a): | Weisheimer, Nilson |
Referência: | MAGALHÃES, Marize Torres. Ponto de cultura e desenvolvimento humano: um estudo de caso na Comunidade Quilombola Kaonge. 2013. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2013. |
Resumo: | Esta pesquisa analisou a relação do Ponto de Cultura Expressão Cidadania Quilombola com a promoção do desenvolvimento humano na comunidade do Kaonge. Política pública de incentivo à cultura, o programa Cultura Viva existe desde 2004, pelo Ministério da Cultura e através dos Pontos de Cultura vêm dinamizando as ações culturais já existentes nas comunidades do país. Neste estudo, nosso objetivo foi investigar a contribuição do Ponto de Cultura para o desenvolvimento humano na comunidade quilombola rural do Kaonge. A nossa hipótese foi de que isso poderia ocorrer desde que as ações da organização estivessem trazendo melhorias na comunidade, a partir da teoria do economista indiano Amartya Sen, que propôs um novo conceito de desenvolvimento, atribuído às expansões das liberdades humanas, que segundo ele, é a principal razão para o desenvolvimento humano. Para realizar tal investigação, foi feito um estudo de caso na comunidade quilombola do Kaonge, onde foram realizadas entrevistas e observação não participante. Através de quatro liberdades instrumentais auferidas por Amartya Sen (oportunidades econômicas, aumento das capacitações, facilidades sociais e liberdades políticas) , além de capital social, pôde-se verificar se o Ponto de Cultura contribui para a promoção destas liberdades, que são essenciais para o desenvolvimento humano. A pesquisa revelou o aspecto positivo do programa Cultura Viva, sem deixar de se atentar para o contexto sócio-cultural e econômico em que o objeto de investigação encontra-se situado. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento humano Pontos de cultura Quilombola Comunidade Quilombola Kaonge |
Resumo em inglês: | This research examined the relationship of the Point of Culture Quilombola Expression Citizenship with the promotion of human development in the community Kaonge. Public policy to encourage culture, the Living Culture program has existed since 2004, the Ministry of Culture and the Culture Points by streamlining actions have existing cultural communities in the country. In this study, our aim was to investigate the contribution of the Culture for human development in the rural quilombola community Kaonge. Our hypothesis was that this could occur since the organization's actions were bringing improvements in the community, from the theory of the Indian economist Amartya Sen, who proposed a new development concept, attributed to the expansion of human freedom, which he said, is the main reason for human development. For such research, a study was done in case of Kaonge maroon community, where they were interviewed and non-participant observation. Through four instrumental freedoms earned by Amartya Sen (economic opportunities, increased capabilities, political freedoms and social facilities), and social capital, we could verify that the Culture Point helps promote these freedoms, which are essential for human development. The research revealed the positive aspect of the Living Culture program, while pay attention to the socio-cultural, economic, and the object of research is situated. |
Palavras-chave em inglês: | Human development Culture points Quilombola Kaonge Quilombola Community |
Centro de Ensino: | CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Data do documento: | 2013 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2013 |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/732 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CAHL - PPGCS - Dissertações |
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