Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores PROF-FILO - Programa de Pós-Graduação em Filosofia CFP - PROF-FILO - Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4513
Tipo de documento: Dissertação
Grau acadêmico: Mestrado Profissional
Título: "Para não passar em branco": branquitude e educação para as relações étnico-raciais a partir de uma abordagem ludo-filosófica
Título(s) alternativo(s): To not go unnoticed: whiteness and education for ethnic-racial relations from a playful-philosophical approach
Autor(es): Carvalho, Nathalia Lãoturco de
Orientador(a): Assis, Kleyson Rosário
Membro(a) da banca: Pereira, Ana Carolina Reis
Membro(a) da banca: Oliveira, Eduardo David de
Referência: CARVALHO, Nathalia Lãoturco de. “Para não passar em branco”: branquitude e educação para as relações étnico-raciais a partir de uma abordagem ludo-filosófica. 2025. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2025.
Resumo: O presente trabalho visa fornecer uma ferramenta de formação continuada docente fundamentada no debate sobre os estudos críticos sobre a branquitude a partir de uma abordagem ludo-filosófica. É intuito desse trabalho buscar algumas causas para a resistência docente, operada exemplarmente na negação das relações étnico-raciais no âmbito da educação básica de nível médio. Para tanto, relacionamos essas resistências ao conceito de branquitude, percorrendo alguns debates que o conceito abarca, entre eles a noção de ignorância branca, de Charles Mills e a noção de pacto narcísico da branquitude, de Cida Bento. Buscamos, a partir do debate proposto, oferecer uma experiência ludo-filosófica de letramento racial crítico em que pessoas docentes possam envolver-se com o tema, identificando aspectos de sua própria identidade étnico-racial. Objetivamos, com as dinâmicas e experiências lúdicas propostas, favorecer um ambiente reflexivo e convidativo para a implicação subjetiva frente ao problema em foco, para isso foram pensadas atividades que despertem a criticidade e corroborem com o comprometimento docente com uma educação antirracista.
Palavras-chave: Branquitude
Filosofia - Ensino
Professores - Formação
Docente
Práticas de ensino
Educação - Aspectos políticos
Educação - Aspectos sociais
Educação permanente
Resumo em inglês: The present work aims to provide a tool for continuing teacher education based on the debate surrounding critical whiteness studies through a playful-philosophical approach. This work seeks to explore some causes of teacher resistance, exemplified by the denial of ethnic-racial relations within the context of upper secondary education. To this end, we relate these resistances to the concept of whiteness, delving into debates encompassed by this concept, including Charles Mills' notion of white ignorance and Cida Bento's notion of the narcissistic pact of whiteness. Through the proposed debate, we aim to offer a playful-philosophical experience of critical racial literacy, enabling teachers to engage with the subject and identify aspects of their own ethnic-racial identity. With the proposed dynamics and playful experiences, we aim to foster a reflective and inviting environment that encourages subjective involvement with the issue at hand. To achieve this, activities were designed to stimulate critical thinking and reinforce teachers' commitment to anti-racist education.
Palavras-chave em inglês: Whiteness
Philosophy - Teaching
Teachers - Training
Teacher
Teaching practices
Education - Political aspects
Education - Social aspects
Continuing education
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Data do documento: 6-Fev-2025
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URl da licença Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Acesso Disponível em: 2025-05-30T19:47:00Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4513
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - PROF-FILO - Dissertações

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Branquitude_Formacao_Docente_Dissertacao_2025.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons