Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores PROF-FILO - Programa de Pós-Graduação em Filosofia CFP - PROF-FILO - Dissertações
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Tipo de documento: Dissertação
Grau acadêmico: Mestrado Profissional
Título: A contribuição da ética ubuntu para o ensino de Filosofia
Autor(es): Santos, Jessica Carla Gomes dos
Orientador(a): Vicente, José João Neves Barbosa
Membro(a) da banca: Santos, Gilfranco Lucena dos
Membro(a) da banca: Soares, Emanoel Luís Roque
Resumo: O ensino de Filosofia no Brasil, historicamente, apoiou-se predominantemente na tradição grega e, durante o percurso de inserção da Filosofia no país até os dias atuais, sofreu diversos ataques, o que gerou inconstâncias em sua presença no currículo da educação básica. Essas instabilidades influenciaram a estrutura curricular, resultando em conteúdos que, em grande parte, privilegiam apenas uma única tradição filosófica. A pesquisa, ora proposta, busca refletir sobre o ensino de Filosofia com ênfase na falta de éticas outras que saiam do eixo eurocêntrico, como a ética Ubuntu. Ao ponderar sobre possíveis explicações para essa lacuna, percebe-se que o currículo ainda se atém essencialmente em perspectivas eurocêntricas, e ainda vivenciamos o epistemicídio. Portanto, indagar sobre o currículo de Filosofia é perceber que é necessário ultrapassar barreiras impostas pelo próprio currículo, livro didático e docentes. O currículo está preparado para que mudanças sejam feitas? A Lei n.º 10.639/03 determina uma abordagem plural no ensino e a Filosofia não está isolada dos efeitos da Lei. A ética Ubuntu precisa adentrar os espaços escolares, permitindo que os estudantes tenham uma maior identificação estudando uma Filosofia que pense o Brasil e que está enredada no nosso território cultural, como expõe Noguera (2015). A ética Ubuntu centra-se no “nós” como afirma o filósofo Mogobe Ramose (2010), resgatando os termos empregados pelo filósofo Tshiamalenga. Resgatar conceitos e vivências próximas dos estudantes permite que se conectem com o mundo, si mesmos e com o coletivo, despertando para reflexões profundas. Dito isto, percebeu-se a necessidade não apenas de se discorrer sobre o assunto, mas criar produtos pedagógicos para o incentivo da aplicabilidade da ética Ubuntu em sala de aula e consequentemente da Lei.
Palavras-chave: Educação
Filosofia - Currículo
Coletividade
Filosofia - Ensino
Ubuntu - Ética
Práticas de ensino
Resumo em inglês: The teaching of Philosophy in Brazil has historically relied predominantly on the Greek tradition and, throughout the process of its introduction in the country up to the present day, and has suffered several attacks, leading to inconsistencies in its presence within the basic education curriculum. These instabilities have influenced the curricular structure, resulting in content that, for the most part, privileges only a single philosophical tradition. The research now proposed seeks to reflect on the teaching of Philosophy, emphasizing the lack of alternative ethics beyond the Eurocentric axis, such as the Ubuntu ethic. When considering possible explanations for this gap, it becomes clear that the curriculum still adheres primarily to Eurocentric perspectives, and we continue to witness epistemicide. Thus, questioning the Philosophy curriculum means recognizing the need to overcome barriers imposed by the curriculum itself, textbooks, and teachers. Is the curriculum prepared for the necessary changes? Law No. 10.639/03 mandates a pluralistic approach to education, and Philosophy is not exempt from the effects of this law. The Ubuntu ethic needs to enter school spaces, allowing students to identify more closely with a Philosophy that reflects on Brazil and is interwoven with our cultural territory, as Noguera (2015) explains. Ubuntu ethics focuses on the "we," as philosopher Mogobe Ramose (2010) states, recovering the terms employed by philosopher Tshiamalenga. Recovering concepts and experiences close to students allows them to connect with the world, themselves, and the collective, fostering deep reflections. At last, it is evident that the need is not only to discuss the subject but also to create pedagogical tools that encourage the applicability of the Ubuntu ethic in the classroom and, consequently, of the Law.
Palavras-chave em inglês: Education
Philosophy - Curriculum
Collective
Philosophy - Teaching
Ubuntu - Ethics
Teaching practices
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Data do documento: 19-Fev-2025
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-05-30T15:00:36Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4510
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