Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores PROF-FILO - Programa de Pós-Graduação em Filosofia CFP - PROF-FILO - Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4509
Tipo de documento: Dissertação
Grau acadêmico: Mestrado Acadêmico
Título: A ambivalência da dissimulação: caminhos para abordar questões de raça, gênero e classe no ensino de Filosofia
Autor(es): Santos, Daiane Soares dos
Orientador(a): Temple, Giovana Carmo
Membro(a) da banca: Amaral, Roberto Antônio Penedo do
Membro(a) da banca: Monteiro, Geovana da Paz
Resumo: Esta dissertação é uma análise interseccional das opressões raciais, de classe e de gênero, com o objetivo de desenvolver possibilidades de abordagens para tratar o tema na educação básica, especificamente no Ensino Médio, por meio da literatura e da filosofia. Para tanto, o nosso caminho investigativo partiu das produções literárias de Machado de Assis e do legado teórico de Lélia González para demonstrar como a dissimulação é utilizada tanto para negar as repressões sociais quanto para se constituir em forma de denúncia e de resistência. A nossa investigação utilizou a dissimulação como fio condutor da leitura da nossa sociedade e como ponto de ligação entre a filosofia de Lélia González e a literatura de Machado de Assis. Dessa forma, defendemos que a análise conceitual legada por Lélia González sobre a manifestação das opressões na cultura brasileira pode ser observada em alguns enredos ficcionais desenvolvidos por Machado de Assis, sobretudo tendo em vista uma leitura que tem em mente a “poética da dissimulação”. A dissertação foi construída mediante pesquisa bibliográfica, todavia, visando alcançar um resultado prático que, por sua vez, se constitui como uma Revista composta por sugestões de atividades pedagógicas que podem ser manuseadas por professoras e professores que atuam no Ensino Médio, possibilitando também que seja trabalhada numa perspectiva interdisciplinar.
Palavras-chave: Dissimulação
Filosofia - Ensino
Interseccionalidade
Machado de Assis
Lélia González
Práticas de ensino
Professores - Formação
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Data do documento: 26-Fev-2025
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-05-30T14:38:41Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4509
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - PROF-FILO - Dissertações

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ambivalencia_Dissimulacao_Caminhos_Dissertacao_2025.pdf11,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.