Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4509
Tipo de documento: | Dissertação |
Grau acadêmico: | Mestrado Acadêmico |
Título: | A ambivalência da dissimulação: caminhos para abordar questões de raça, gênero e classe no ensino de Filosofia |
Autor(es): | Santos, Daiane Soares dos |
Orientador(a): | Temple, Giovana Carmo |
Membro(a) da banca: | Amaral, Roberto Antônio Penedo do |
Membro(a) da banca: | Monteiro, Geovana da Paz |
Resumo: | Esta dissertação é uma análise interseccional das opressões raciais, de classe e de gênero, com o objetivo de desenvolver possibilidades de abordagens para tratar o tema na educação básica, especificamente no Ensino Médio, por meio da literatura e da filosofia. Para tanto, o nosso caminho investigativo partiu das produções literárias de Machado de Assis e do legado teórico de Lélia González para demonstrar como a dissimulação é utilizada tanto para negar as repressões sociais quanto para se constituir em forma de denúncia e de resistência. A nossa investigação utilizou a dissimulação como fio condutor da leitura da nossa sociedade e como ponto de ligação entre a filosofia de Lélia González e a literatura de Machado de Assis. Dessa forma, defendemos que a análise conceitual legada por Lélia González sobre a manifestação das opressões na cultura brasileira pode ser observada em alguns enredos ficcionais desenvolvidos por Machado de Assis, sobretudo tendo em vista uma leitura que tem em mente a “poética da dissimulação”. A dissertação foi construída mediante pesquisa bibliográfica, todavia, visando alcançar um resultado prático que, por sua vez, se constitui como uma Revista composta por sugestões de atividades pedagógicas que podem ser manuseadas por professoras e professores que atuam no Ensino Médio, possibilitando também que seja trabalhada numa perspectiva interdisciplinar. |
Palavras-chave: | Dissimulação Filosofia - Ensino Interseccionalidade Machado de Assis Lélia González Práticas de ensino Professores - Formação |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Data do documento: | 26-Fev-2025 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2025-05-30T14:38:41Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4509 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - PROF-FILO - Dissertações |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ambivalencia_Dissimulacao_Caminhos_Dissertacao_2025.pdf | 11,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.