Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores PROF-FILO - Programa de Pós-Graduação em Filosofia CFP - PROF-FILO - Dissertações
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Tipo de documento: Dissertação
Grau acadêmico: Mestrado Profissional
Título: Da obrigação à aspiração: uma abordagem bergsoniana da educação
Autor(es): Delfino, Iranildes Oliveira
Orientador(a): Monteiro, Geovana da Paz
Membro(a) da banca: Pinto, Tarcísio Jorge Santos
Membro(a) da banca: Vicente, José João Neves Barbosa
Membro(a) da banca: Costa, Denise Magalhães da
Resumo: O filósofo francês Henri Bergson apresenta duas morais distintas em sua obra As duas fontes da moral e da religião. Uma moral estaria ligada aos dogmas, hábitos, obediência e obrigações às instituições como Estado, Igreja e Escola. A outra seria uma moral dos místicos, nela o amor pela humanidade ultrapassa qualquer obrigação, qualquer imposição. É importante ressaltar que o nosso pensador não faz menções diretas em sua obra ao contexto escolar ou à educação formal. Por isso, o nosso trabalho procura trazer possíveis aproximações do pensamento bergsoniano em diálogo com as nossas práticas pedagógicas. E é a essa distinção entre o fechado e o aberto que iremos nos ater, tendo em vista a escola como uma instituição que é composta por regras, dogmas e deveres, uma instituição social que traz consigo uma ampla ligação com a referência de moralidade exposta por Bergson. Desta maneira, a escola pode encontrar-se desenvolvendo uma moral fechada, pois os sujeitos inseridos na escola também são movidos pela força do hábito, agindo sem qualquer reflexão em torno deste ambiente. Em nossa prática docente notamos haver uma perda cada vez maior de interesse pelos estudos e a falta do desejo de ir à escola por parte dos alunos. Já a moral aberta é totalmente contrária à moral fechada, justamente por ser uma moral ligada aos ideiais humanos, à liberdade de homens e mulheres excepcionais, como santos, sábios e heróis. Neste sentido, a nossa pesquisa se concentrará no que a escola apresenta em termos de fechamento, com hábitos enraizados, voltados para uma pedagogia da obrigação, mas entendendo que a reflexão filosófica deve possibilitar uma abertura no ambiente escolar. Estes dois pontos de oposição, tanto o fechamento quanto a abertura, serão o liame do nosso trabalho, a fim de demonstrarmos seus impactos tanta na sociedade quanto no ambiente escolar. No que diz respeito à escola, pensamos que a abertura seria de suma importância criando assim uma pedagogia da aspiração. Com isto, o nosso produto tecnológico segue na direção de um material didático, com intuito de produzir tanto no educador quanto no educando uma cosmovisão que não se limite às quatro paredes da escola, que não seja apenas a reprodução de pensamentos filosóficos, mas que a partir dali, os alunos possam pensar a sua própria existência.
Palavras-chave: Moral aberta
Moral fechada
Obrigação - Pedagogia da
Aspiração - Pedagogia da
Educação
Sequência didática
Práticas pedagógicas
Professores - Formação
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Data do documento: 26-Fev-2025
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-05-30T13:28:37Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4508
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