Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Química - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Café: um produto modelo para o ensino de Química em uma perspectiva sustentável
Autor(es): Grise, Maria Vitoria Tosta Reis
Orientador(a): De Paula, Rodrigo
Coorientador(a): Silva, Eliezer Pereira da
Membro(a) da banca: Gomes, Amenson Trindade
Membro(a) da banca: Watanabe, Yuji Nascimento
Referência: GRISE, Maria Vitoria Tosta Reis. Café: um produto modelo para o ensino de química em uma perspectiva sustentável, Amargosa-BA. 2023. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.
Resumo: O café, historicamente conhecido e consumido no Brasil e no mundo, é uma matériaprima rica em moléculas bioativas, dentre elas, recebe grande destaque, a cafeína, por suas características organolépticas, estimulante, anti-inflamatória e diurética. O objetivo principal deste trabalho foi a extração de cafeína do pó de café torrado e moído para a construção de uma proposta de ensino contextualizada e interdisciplinar, fundamentada nos 12 Princípios da Química Verde, articulando conhecimentos populares e científicos para proporcionar um ensino-aprendizagem significativo. Além disso, o presente trabalho objetiva, também, estudar e realizar extrações ambientalmente amigáveis, utilizando solventes eutéticos para obter substâncias bioativas (e.g. cafeína), bem como quantificar a cafeína extraída pelo método de adição de padrão e identificar, por meio de ferramenta estatística, quais variáveis exerceram influência significativa na extração. Os extratos vegetais foram obtidos por banho maria, utilizando NADES (cloreto de colina:ácido lático) e água. Estes extratos passaram por testes quantitativos no espectrofotômetro, utilizando o método de adição de padrão e foram comparados para identificar melhores resultados por meio de ferramenta estatística (Quimiometria). As análises no espectrofotômetro revelaram a presença de cafeína e ácido clorogênico nos extratos. Os dados obtidos serviram para compor a proposta de Sequência Didática para a disciplina de Química Ambiental, que foi avaliada, por meio de questionário semiestruturado, pelo docente que ministra a disciplina no Centro de Formação de Professores, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Palavras-chave: Café
Determinação de cafeína
Química Verde
NADES
Sequência didática
Química ambiental
Química - ensino
Práticas de ensino
Resumo em inglês: Coffee, historically known and consumed in Brazil and in the world, is a raw material rich on bioactive molecules, among them, caffeine, for its organoleptic, stimulant, antiinflammatory and diuretic characteristics. Thus, the main objective of this work was the extraction of caffeine from roasted and ground coffee powder for the construction of a contextualized and interdisciplinary teaching proposal, based on the 12 Principles of Green Chemistry, articulating popular and scientific knowledge to provide a teachinglearning process significant. In addition, the present work aims to study and perform environmentally friendly extractions, using eutectic solvents to obtain bioactive substances (e.g. caffeine), as well as to quantify the caffeine extracted by the standard addition method and to identify, through a statistical tool, which variables exerted significant influence on extraction. The plant extracts were obtained by water bath, using NADES (Choline chloride:lactic acid) and water. These extracts underwent quantitative tests in the spectrophotometer, using the standard addition method and were compared to identify better results using a statistical tool (Chemometrics). The analyses in the spectrophotometer revealed the presence of caffeine and chlorogenic acid in the extracts. The data obtained served to compose the Didactic Sequence proposal for the Environmental Chemistry discipline, which was evaluated, through a semi-structured questionnaire, by the teacher who the discipline at the Teacher Training Center, at the Federal University of Recôncavo from the Bahia.
Palavras-chave em inglês: Coffee
Caffeine
Green Chemistry
NADES
Following teaching
Environmental chemistry
Chemistry - teaching
Teaching practices
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 30-Mai-2023
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-05-23T16:35:07Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4476
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