Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4475
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | Presenças e ausências das mulheres negras nas ciências e no ensino: enfrentamentos e inspirações na representação social de licenciandas em química |
metadata.dc.creator: | Souza, Shirley Farias de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Bortolai, Michele Marcelo Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santana, Carolina Queiroz |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Rafaela dos Santos |
Citation: | SOUZA, Shirley Farias de. Presenças e ausências das mulheres negras nas ciências e no ensino: enfrentamentos e inspirações na representação social de licenciandas em química, Amargosa-BA. 2023. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | Atualmente, é possível perceber o número expressivo de mulheres em muitas universidades e instituições de pesquisa. Porém, as mulheres ainda sentem dificuldades em progredir, hierarquicamente, na carreira acadêmica, quando comparadas aos homens. No contexto desta discussão, é importante ressaltar que o preconceito não afeta a todas as mulheres da mesma maneira. Muitas vezes, opera de forma sutil e velada, atingindo as mulheres negras tanto pela diferença de gênero quanto pela diferença de etnia. Logo, é possível afirmar que as mulheres têm mais dificuldades para conseguir conciliar a carreira científica numa sociedade que apresenta várias características patriarcais. É nessa contradição de “presenças e ausências” da mulher negra na Ciência que insiro a relevância desta pesquisa, buscando compreender, através da investigação da representação social das discentes do Curso de Licenciatura em Química, a influência dos significados atribuídos ao seu processo de formação inicial como docente. Com isso buscamos compreender como as representações sociais das licenciandas de um curso de Licenciatura em Química de uma universidade do interior da Bahia, acerca da compreensão de estudantes mulheres do curso de licenciatura em Química acerca da importância de docentes mulheres e negras lecionando no Ensino Superior. A metodologia de pesquisa adotada neste trabalho baseia-se nos preceitos da Teoria das Representações Sociais e Ativismo Feministas, descritas pelos(as) autores(as): Serge Moscovici, Angela Arruda e Denise Jodelet. O público-alvo foi composto por 28 estudantes de um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública do interior da Bahia, que se identificam com o gênero feminino e que estavam com a matrícula ativa, seja do primeiro ao do último semestre. Através de um questionário elaborado para descrever o perfil acadêmico das licenciandas e também investigar a Representação Social deste grupo acerca das presenças e ausências da mulher negra na Ciência. Com relação a análise de dados foi aplicado o uso do software IRAMUTEQ com o intuito do erguimento da Árvore de Similitude Máxima, que possibilita distinguir os termos de maiores significados ao que as discentes pensam a respeito da participação das mulheres negras nas Ciências. Quando se retrata de mulheres negras nas Ciências dessas 19 cientistas apenas 2 são negras, que são; Rafaela Lima (formada através da UFRB/CFP), e Enedina Alves Marques (primeira engenheira civil negra do Brasil). Diante disso é notório a falta de representatividade negra no Ensino de Ciências, fazendo com que a Ciências ainda seja majoritariamente masculina, de cor clara, por isso é importante o debate sobre a história das mulheres na sociedade, na Educação e nas carreiras científicas para que cada vez mais podemos alcançar essas mulheres e mostra que é elas podem e têm seus lugares nas Ciências. |
Keywords: | Mulheres - Condições sociais Ensino de ciências Mulheres negras Feminismo - Brasil Química - ensino Identidade de gênero - Aspectos sociais |
Abstract: | Currently, it is possible to notice the expressive number of women in many universities and research institutions. However, women still find it difficult to progress, hierarchically, in the academic career, when they appear to men. In the context of this discussion, it is important to emphasize that prejudice does not affect all women in the same way. Often, it operates in a subtle and veiled way, reaching black women both by gender difference and by difference in ethnicity. Therefore, it is possible to state that women have more difficulties in reconciling a scientific career in a society that has several patriarchal characteristics. It is in this situation of “presences and absences” of black women in science that I insert the religion of this research, seeking to understand, through the investigation of the social representation of the students of the Degree in Chemistry, the influence of the meanings attributed to their initial formation process as a teacher. With this, we seek to understand how the social representations of the graduates of a Chemistry Degree course at a university in the interior of Bahia, about the understanding of women students of the Chemistry degree course about the importance of women and black teachers teaching in Higher Education. The research methodology adopted in this work is based on the precepts of the Theory of Social Representations and Feminist Activism, described by the authors: Serge Moscovici, Angela Arruda and Denise Jodelet. The target audience consisted of 28 students from a Chemistry Degree course at a public university in the interior of Bahia, who identify as female and who were actively enrolled, from the first to the last semester. Through a questionnaire designed to describe the academic profile of undergraduate students and also to investigate the Social Representation of this group about the presence and absence of black women in science. With regard to data analysis, the use of the IRAMUTEQ software was applied with the aim of erecting the Tree of Maximum Similitude, which makes it possible to distinguish the terms of greater significance to what the students think about the participation of black women in science. When portraying black women in the sciences of these 19 scientists only 2 are black, which they are; Rafaela Lima (graduated through UFRB/CFP), and Enedina Alves Marques (first black civil engineer in Brazil). In view of this, the lack of black representation in Science Teaching is notorious, making science still mostly male, light-colored, which is why it is important to debate the history of women in society, in Education and in scientific careers so that more and more we can reach these women and it shows that they can and have their place in the sciences. |
metadata.dc.subject.en: | Women - Social conditions Science teaching Black women Feminism - Brazil Chemistry - teaching Gender Identity - Social Aspects |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 2-Jun-2023 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2025-05-23T16:04:55Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4475 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Química - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Presencas_Ausencias_Mulheres_TCC_2023.pdf | 845,61 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.