Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4387
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Material curricular educativo inclusivo para o ensino de função: análise das percepções de um aluno com deficiência visual e de seu professor |
Autor(es): | Silva, Jamilly Luma Santos |
Orientador(a): | Santana, Thaine Souza |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo identificar e discutir as percepções do professor e do aluno com deficiência visual sobre o Material Curricular Educativo Inclusivo (MCEI) para o ensino de introdução à função. Apresento na introdução recortes da minha trajetória acadêmica, como estudante da educação básica e da Licenciatura em Matemática, bem como as motivações para o desenvolvimento da pesquisa sobre essa temática. Esta investigação adota uma abordagem qualitativa e teve como técnica de coleta de dados a análise documental, observação participante e a entrevista semi-estruturada. Na Revisão de Literatura dialogamos com pesquisas que discutem sobre a história da educação para alunos com deficiência visual, bem como a Educação Matemática Inclusiva com foco no ensino em sala de aula com estudantes com deficiência visual. Além disso, apresento uma discussão sobre Materiais Curriculares Educativos na perspectiva inclusiva. A identificação e discussão das percepções do professor e de seu aluno com deficiência visual indicaram limitações e potencialidades no material manipulável utilizado, na tarefa e também no plano de aula contidos no MCEI. |
Palavras-chave: | Matemática Inclusão social Deficiente - Visual |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 20-Dez-2024 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2025-04-23 |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4387 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Matemática - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Analise_Percepcoes_Aluno_TCC_2024.pdf | 14,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.