Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4324
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Jesus, Bruna Laiana Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-02T23:30:52Z | - |
dc.date.available | 2025-04-02 | - |
dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4324 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Crianças negras | pt_BR |
dc.title | A Importância da literatura infantil afro-brasileira na Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico foi elaborado com o intuito de apresentar reflexões e discussões sobre a Importância da Literatura Infantil Afro-brasileira e a valorização da autoestima das crianças negras na Educação Infantil. O objetivo principal é compreender a importância da Literatura Infantil Afro-brasileira na formação das crianças na Educação Infantil. Para explorar essa temática, foi realizada uma intervenção durante o estágio na creche da ProInfância na cidade de Mutuípe-Ba. A pesquisa está organizada em três capítulos. No primeiro capítulo abordo a Lei 10.639/03, no que diz respeito a sua história e representação entre outros aspectos. No capítulo seguinte, faço uma retomada na história da Literatura Infantil Afrobrasileira. No último capítulo, trago o desfecho da intervenção realizada no estágio da Educação infantil, a partir dos princípios da pesquisa narrativa, partindo das análises de algumas histórias infantis afro-brasileiras. Deste modo, utilizei como apoio para direcionar e fundamentar essa pesquisa autores como: Cavalleiro (2006), Debus (2007), Gomes (2003), Gregorin (2012) e Barreiros (2010). Foi um exercício de pesquisa muito significativo e gratificante, que resultou na produção do trabalho de conclusão de curso. Tive um resultado positivo, a pesquisa conclui que a inclusão da Literatura Infantil negra é fundamental para ajudar na formação da autoestima da criança e pretendo aprofundar esses estudos na continuidade da minha trajetória profissional e em futuras investigações acadêmicas | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Fernanda Cristina de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Importancia_Literatura_Infantil_TCC_2024.pdf | 832,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.