Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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dc.creatorNascimento, Fabiana de Aragão-
dc.date.accessioned2025-03-27T19:33:02Z-
dc.date.available2025-03-27T19:33:02Z-
dc.date.issued2024-12-18-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4317-
dc.descriptionNASCIMENTO. Fabiana de Aragão. Brincadeiras Tradicionais na educação infantil: do resgate cultural ao desenvolvimento integral das crianças, Amargosa, 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectResgate culturalpt_BR
dc.titleBrincadeiras tradicionais na educação infantil: do resgate cultural ao desenvolvimento integral das criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO Trabalho de Conclusão de Curso aqui apresentado tem como objetivo geral, compreender através de uma pesquisa de campo com relato de experiência, como as brincadeiras tradicionais podem estar integradas ao currículo da Educação Infantil. Considerando que as brincadeiras tradicionais é um elemento da nossa cultura que vem sendo passada de geração para geração, e tem um grande potencial no processo de desenvolvimento infantil, auxiliando suas capacidades motoras, físicas, afetivas, sociais, linguística e cognitivas, além de aproximá-las de uma perspectiva histórica que as ajuda a conhecer um pouco das culturas que formaram a identidade do Brasil. Dessa forma, as brincadeiras tradicionais devem ter lugar privilegiado no contexto educacional da Educação Infantil de forma planejada e efetiva, tornando o processo de aprendizagem mais lúdico, dinâmico e prazeroso. Para tanto, utilizamos à metodologia qualitativa de pesquisa, que desenvolveu-se a partir de dois processos, sendo o primeiro correspondente a revisão bibliográfica dando ênfase aos teóricos: Kishimoto (1999; 2003; 2007; 2014), Araújo (2008), entre outros e a documental com: CF (1988), DECNEI (2009), ECA (1990), BNCC (2018) a qual envolveu reflexões sobre a importância das brincadeiras tradicionais na educação infantil; e o segundo processo, que foi a pesquisa de campo com relato de experiência, realizada em uma Creche do município de Amargosa no estado da Bahia, tendo como colaboradora da pesquisa uma professora, a qual foi entrevistada e apresentou suas percepções sobre a temática da pesquisa. Ao final da pesquisa evidenciou-se que as brincadeiras tradicionais fazem parte do processo de aprendizagem das crianças da sala de aula da professora colaboradora dessa pesquisa que atua em uma Creche do município de Amargosa-BA, apresentando reconhecer a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil em seus diversos aspectos. Consideramos que a pesquisa é de relevância acadêmica e social pois favorece uma explanação sobre a importância das brincadeiras tradicionais nos espaços escolares.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira-
dc.contributor.advisor2Tavares, Aureliana da Silva-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

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Brincandeiras_Trandicionais_Educacao_TCC_2024.pdf1,76 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


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