Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Matemática - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Educação matemática e justiça social: mapeamento de pesquisas que abordam a desigualdade social no ensino de matemática
Autor(es): Oliveira, Renata Santos dos Anjos
Orientador(a): Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
Referência: OLIVEIRA, Renata Santos dos Anjos. Educação matemática e justiça social: mapeamento de pesquisas que abordam a desigualdade social no ensino de matemática. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.
Resumo: Esta pesquisa empreende uma análise de investigações publicadas que abordam a interseção entre justiça social e o ensino de Matemática. O propósito é fornecer insights e orientações para uma reflexão crítica sobre práticas pedagógicas, considerando que o tema em questão tem sido objeto de estudo de diversos pesquisadores. Tem-se como objetivo analisar como as pesquisas acadêmicas abordam o tema desigualdade social no ensino de Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, na qual os dados foram coletados no Portal de Periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e no Google Acadêmico. Foi utilizada a expressão-chave “justiça AND social AND ensino AND matemática”, nas três bases de dados. Após análises preliminares, aplicando critérios de inclusão e exclusão, restaram 10 artigos que compõem o corpus de análise dessa pesquisa. Os resultados apontaram que as investigações analisadas enfatizam a relevância crucial de abordar a desigualdade social no ensino de Matemática como um imperativo para promover uma Educação mais equitativa. As descobertas e análises refletem a complexidade dos desafios enfrentados, mas também indicam caminhos promissores para avançar em direção a uma Educação Matemática mais inclusiva e justa.
Palavras-chave: Matemática - Práticas pedagógicas
Educação inclusiva
Etnomatemática
Editora / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 15-Dez-2023
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-03-26T23:20:02Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4315
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