Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4315
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Educação matemática e justiça social: mapeamento de pesquisas que abordam a desigualdade social no ensino de matemática |
Autor(es): | Oliveira, Renata Santos dos Anjos |
Orientador(a): | Madruga, Zulma Elizabete de Freitas |
Referência: | OLIVEIRA, Renata Santos dos Anjos. Educação matemática e justiça social: mapeamento de pesquisas que abordam a desigualdade social no ensino de matemática. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023. |
Resumo: | Esta pesquisa empreende uma análise de investigações publicadas que abordam a interseção entre justiça social e o ensino de Matemática. O propósito é fornecer insights e orientações para uma reflexão crítica sobre práticas pedagógicas, considerando que o tema em questão tem sido objeto de estudo de diversos pesquisadores. Tem-se como objetivo analisar como as pesquisas acadêmicas abordam o tema desigualdade social no ensino de Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, na qual os dados foram coletados no Portal de Periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e no Google Acadêmico. Foi utilizada a expressão-chave “justiça AND social AND ensino AND matemática”, nas três bases de dados. Após análises preliminares, aplicando critérios de inclusão e exclusão, restaram 10 artigos que compõem o corpus de análise dessa pesquisa. Os resultados apontaram que as investigações analisadas enfatizam a relevância crucial de abordar a desigualdade social no ensino de Matemática como um imperativo para promover uma Educação mais equitativa. As descobertas e análises refletem a complexidade dos desafios enfrentados, mas também indicam caminhos promissores para avançar em direção a uma Educação Matemática mais inclusiva e justa. |
Palavras-chave: | Matemática - Práticas pedagógicas Educação inclusiva Etnomatemática |
Editora / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 15-Dez-2023 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2025-03-26T23:20:02Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4315 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Matemática - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação_Matemática_Justiça_TCC_2023.pdf | 395,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.