Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4127
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLonga, Lívia Ferreira-
dc.date.accessioned2025-01-28T16:55:04Z-
dc.date.available2025-01-28T16:55:04Z-
dc.date.issued2024-07-26-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4127-
dc.description.abstractThis study presents an excerpt from the dissertation on school and non-school spaces for the professional practice of biology graduates. It points out that school spaces constitute teaching and learning establishments that can be public or private, founded on the Law of Guidelines and Bases of National Education, starting from Basic Education. As for non-school spaces, teaching takes place in different spaces through the mediation of a professional. These educational spaces allow us to learn through experiences and practices, making it possible to articulate theory and practice. In this perspective, this Course Conclusion Work deals with school and non-school spaces for the professional practice of biology graduates. Thus, this work aims to identify the contributions of school and non-school spaces for the practice of teaching in the teaching of biological sciences. This is a literature review, with a qualitative approach and descriptive nature. A search was carried out in the Scientific Electronic Library Online (SciELO) database, using the descriptors and their combinations: school spaces; non-school spaces; teaching practice in Biology. The search included texts published only in Portuguese, in the period between 2013 and 2022, applying inclusion criteria, analyzing studies relevant to the area and including seventeen publications. The results of this research show that graduates in Biology, possibilities of use can act in various spaces as school teaching-learning strategies, but still have some difficulties to act in non-formal spaces. It is concluded that school spaces are built with teaching and learning actions as they happen in schools, universities, formal educational institutions and non-school spaces are planned were not designed with the formal objective of teaching and learning, such as museums, theaters, bars, parks and streets.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspaços escolarespt_BR
dc.subjectEspaços não escolarespt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleOs espaços escolares e não escolares para a prática da docência no ensino de Ciências Biológicas: uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo traz um recorte da dissertação dos espaços escolares e não escolares para a prática profissional do licenciado em biologia, aponta os espaços escolares constituem em estabelecimento de ensino e aprendizagem que podem ser públicos ou privados, fundado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a partir da Educação Básica. Já os espaços não escolares o ensino acontece em diferentes espaços por meio da mediação de um profissional, estes espaços de educação, nos permitem aprender por experiências e práticas, possibilitando articular teoria e prática. Nessa perspectiva, o presente Trabalho de Conclusão de Curso versa sobre os espaços escolares e não escolares para a prática profissional do Licenciado em Biologia. Assim, este trabalho tem por objetivo identificar as contribuições dos espaços escolares e não escolares para a prática da docência no ensino de ciências biológicas. Trata-se de uma revisão da literatura, de abordagem qualitativa com natureza descritiva. Foi realizada uma busca na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando os descritores e suas combinações: espaços escolares; espaços não escolares; prática docente em Biologia. A busca contemplou textos publicados apenas no idioma português, no período compreendido entre 2013 e 2022, aplicados critérios de inclusão, analisados estudos pertinentes para a área e foram incluídas dezessete publicações. Os resultados dessa pesquisa mostram que licenciados em Biologia, possibilidades de utilização podem atuar em diversos espaços como estratégias de ensino-aprendizagem escolar, mas ainda apresentam algumas dificuldades para atuarem nos espaços não formais. Conclui-se que os espaços escolares são construídos com ações de ensino e aprendizagem como acontecem em escolas, universidades, instituições de ensino de âmbito formal e espaço não escolar são planejamento não foram pensados com o objetivo formal de ensino e aprendizagem, como museus, teatros, bares, parques e ruas.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Garcia, Rosineide Pereira Mubarack-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4272947908202309pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Rosilda Arruda-
dc.contributor.referee2Silva, Neilton da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enSchool spacespt_BR
dc.subject.enNon-school spacespt_BR
dc.subject.enTeaching practicept_BR
dc.subject.enBiologypt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Espacos_Escolares_Nao-Escolares_TCC_2024 (3).pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.