Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorCruz, Saura de Jesus-
dc.date.accessioned2025-01-21T12:27:38Z-
dc.date.available2025-01-21T12:27:38Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4093-
dc.description.abstractThis course completion work aims to analyze the relevance of playing in the teaching and learning process in Early Childhood Education, focusing on children aged 1 to 3 years. Based on a bibliographic and documentary approach, the study was based on the theoretical contributions of Vygotsky (1998), Kishimoto (2002), Wajskop (1995) and Winnicott (1982), as well as on normative documents such as the National Common Curricular Base (BNCC), National Curricular Guidelines for Early Childhood Education and the National Curricular Reference for Early Childhood Education. The methodological path included qualitative research, with bibliographical survey, documentary analysis and field study, carried out in an Early Childhood Education school in Amargosa. Questionnaires were applied and observations were carried out to understand how educators who work with classes from 1 to 3 years old perceive playing and use it in their pedagogical practices. The results revealed that educators recognize the importance of playing for child development, but highlight the need for greater appreciation and intentionality in the integration of games into everyday school life. The study concludes that playing is an essential tool for building knowledge and the integral development of children, and it is essential that education professionals adopt a sensitive and strategic approach to use it in a planned way. Therefore, it reinforces that playing does not It is just a playful activity, but a structuring element of learning in Early Childhood Education, and points to the importance of continued training for educators, so that pedagogical practices are increasingly aligned with the needs and potential of children at this stage of teaching.pt_BR
dc.description.sponsorshipEMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuáriapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleA Importância do brincar no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a relevância do brincar no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, com foco em crianças de 1 a 3 anos. Fundamentado em uma abordagem bibliográfica e documental, o estudo baseou-se nos aportes teóricos de Vygotsky (1998), Kishimoto (2002), Wajskop (1995) e Winnicott (1982), bem como em documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.O percurso metodológico incluiu uma pesquisa qualitativa, com levantamento bibliográfico, análise documental e estudo de campo, realizado em uma escola de Educação Infantil em Amargosa. Foram aplicados questionários e realizadas observações para compreender como as educadoras que trabalham com turmas de 1 a 3 anos percebem o brincar e o utilizam em suas práticas pedagógicas.Os resultados revelaram que as educadoras reconhecem a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, mas destacam a necessidade de uma maior valorização e intencionalidade na integração das brincadeiras ao cotidiano escolar. O estudo conclui que o brincar é uma ferramenta essencial para a construção do conhecimento e do desenvolvimento integral da criança, sendo indispensável que os profissionais de educação adotem um olhar sensível e estratégico para utilizá-lo de forma planejada.Portanto, reforça que o brincar não é apenas uma atividade lúdica, mas um elemento estruturante da aprendizagem na Educação Infantil, e aponta para a importância de formação continuada dos educadores, para que as práticas pedagógicas sejam cada vez mais alinhadas às necessidades e ao potencial das crianças nessa etapa de ensinopt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Tavares, Aureliana da Silva-
dc.contributor.referee1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.subject.enChildren's educationpt_BR
dc.subject.enTeaching-learningpt_BR
dc.subject.enPedagogical practicept_BR
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