Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4079
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Trajetórias para o acesso e permanência à Licenciatura em Biologia da UFRB: narrativas autobiográficas de uma egressa da educação de jovens e adultos
Autor(es): Nascimento, Maria da Silva de Lima do
Orientador(a): Lima, Tatiana Polliana Pinto de
Membro(a) da banca: Silva, Neilton da
Membro(a) da banca: Chagas, Rita de Cacia Santos
Resumo: Esta pesquisa trata-se de um estudo autobiográfico de uma egressa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que ingressa em uma universidade pública do Recôncavo baiano. Tem como objetivo compreender os dilemas e os desafios no ingresso e na permanência de uma egressa da EJA no curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em que busca-se evidenciar as dificuldades de acesso e as possibilidades de permanência, mediante as superações através da desconstrução de preconceitos e a construção de identidade. A pesquisa é de caráter qualitativo, considerando as narrativas autobiográficas da autora. Estas versam sobre a história de vida de uma egressa da EJA desde o período de escolarização que compreende o tempo formativo III – eixos 6 e 7, até sua entrada e permanência no curso de Biologia. O diálogo com autores como Arroyo (2017), Krainski (2014), Lopes e Souza (2005), Silva (2015), Haddad e Pierro (2000), dentre outros, a EJA e o caminhar em uma licenciatura são descortinados a partir das vivências da pesquisadora-autora do texto. Neste contexto, estes escritos possuem a intenção de contribuir com o reconhecimento da importância da EJA para o retorno aos estudos de muitas pessoas, que por diversos motivos, tiveram que abandonar a escola, ao tempo em que apresenta as possibilidades de continuidade da trajetória formativa, sem desconsiderar as dificuldades enfrentadas, de uma egressa da EJA que se torna professora, cursando e finalizando seu curso de Licenciatura em Biologia, em uma universidade pública federal.
Palavras-chave: EJA (Educação de jovens e adultos)
Autobiografia
Acesso ao ensino superior
Permanência no ensino superior
Resumo em inglês: This research is an autobiographical study of a graduate of Educação de Jovens e Adultos (EJA), who enters in a public university in Recôncavo of Bahia. Its objective is to understand the limitations and challenges in entry and permanency of an EJA graduate in the Licentiate Degree in Biology course at Universidade Federal da Bahia (UFRB), in which it seeks to highlight the difficulties of access and the possibilities of permanence, through overcoming, the deconstruction of prejudices and the construction of identities. This is a qualitative research, considering the author's autobiographical narratives. These deal with the life history of a graduate of EJA from the period of schooling that comprises the formative time III – axes 6 and 7, until her entry and permanence in the Biology course as a Biology student. The dialogue with authors such as Arroyo (2017), Krainski (2014), Lopes and Souza (2005), Silva (2015), Haddad and Pierro (2000), among others, EJA and the journey towards a degree are unveiled from the experiences of the researcher-author of the text. In this context, these writings intend to contribute to the recognition of the importance of EJA for many people to go back to school, since, for several reasons, had to leave school, at the same time that it presents the possibilities of continuing the formative trajectory, without disregarding the difficulties faced by an EJA graduate who becomes a teacher, attending and concluding her Biology course at a federal public university.
Palavras-chave em inglês: EJA (Education of young people and adults)
Autobiography
Access to higher education
Permanence in higher education
Editora / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 23-Mai-2023
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-01-15T14:18:34Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4079
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trajetorias_Acesso_Permanencia_TCC_2023 (3).pdf6,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.