Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4064
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Percepções de professores de Biologia sobre a relação entre formação acadêmica e prática docente |
Autor(es): | Souza, Geise Mila Mota |
Orientador(a): | Silva, Patrícia Petitinga |
Membro(a) da banca: | Garcia, Rosineide Pereira Mubarack |
Membro(a) da banca: | Alves, Valdir da Silva |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as percepções de professores que ensinam biologia cerca da relação entre sua formação acadêmica e a sua prática docente, assim como, levantar dados sobre a experiência dos professores de ciências biológicas como fonte de aprendizagem, analisar quais momentos e quais aspectos foram pertinentes no processo de formação dos professores de ciências biológicas e compreender a relevância das influências passadas durante o processo de formação para a realização e transformação da prática docente em sala de aula. Portanto, sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa, com a utilização de entrevistas narrativas para a produção e análises de dados. Essas entrevistas foram realizadas com três professores do ensino básico em biologia, usando o critério de tempos de carreira diferentes, como um recorte de sentido temporal na construção e atualização da prática docente configurada a formação inicial recebida. Nesse sentido, as percepções dos três professores coincidiram em diversos aspectos, no que diz respeito em utilizar uma prática reflexiva, e que conhecimento dos professores é adaptativo e transformador, ou seja, os professores estão constantemente se adaptando e transformando sua prática profissional com base em novas experiências e aprendizados. |
Palavras-chave: | Formação acadêmica Prática docente Professores de Biologia |
Resumo em inglês: | The main objective of this research is to analyze the perceptions of professors who teach biology about the relationship between their academic training and their teaching practice, as well as to collect data on the experience of professors of biological sciences as a source of learning, to analyze which moments and which aspects were relevant in the training process of biological sciences teachers and understand the relevance of past influences during the training process for the realization and transformation of teaching practice in the classroom. Therefore, being a research with a qualitative approach, with the use of narrative interviews for the production and analysis of data. These interviews were carried out with three teachers of basic education in biology, using the criterion of different career times, as a time frame in the construction and updating of teaching practice configured the initial training received. In this sense, the perceptions of the three teachers coincided in several aspects, with regard to using a reflective practice, and that teachers' knowledge is adaptive and transformative, that is, teachers are constantly adapting and transforming their professional practice based on new experiences and learning. |
Palavras-chave em inglês: | Biology teachers Academic formation Teaching practice |
Editora / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Data do documento: | 23-Mai-2023 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2025-01-10T15:17:21Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4064 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Narrativas_(Auto)biograficas_Egressos_TCC_2023.pdf | 3,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.