Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4063
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Narrativas (auto)biográficas de egressos do Programa de Educação Tutorial - Grupo UFRB e Recôncavo em conexão, formados no Curso de Licenciatura em Biologia |
Autor(es): | Lira, Jessica Talia Machado de Jesus |
Orientador(a): | Silva, Neilton da |
Membro(a) da banca: | Almassy, Rosana Cardoso Barreto |
Membro(a) da banca: | Garcia, Rosineide Pereira Mubarack |
Resumo: | O presente estudo é fruto da pesquisa realizada com estudantes egressos do curso de Licenciatura em Biologia, que participaram do Programa de Educação Tutorial UFRB e Recôncavo em Conexão, cujo objetivo foi compreender as memórias de formação e os sentidos atribuídos pelos egressos sobre as suas trajetórias no Programa de Educação Tutorial – Grupo UFRB e Recôncavo em Conexão (PET-URC) e no curso de Licenciatura em Biologia. Esta pesquisa pautou-se nas contribuições teóricas de Souza (2004); Josso (2007) e Nóvoa (1992), dentre outros. O estudo insere-se na abordagem qualitativa de tipo (auto)biográfica, de natureza compreensiva. O lócus da pesquisa foi o curso de Licenciatura em Biologia da UFRB (CCAAB/UFRB) e os colaboradores da pesquisa foram três egressos do referido curso de graduação, professores de Biologia já formados, que vivenciaram as experiências formativas no PET-URC. Para tanto, utilizou-se da entrevista narrativa como instrumento de coleta de dados. Os dados foram interpretados e categorizados de acordo com Bardin (1997, 2016), através da Análise de Conteúdos, por meio da técnica de análise categorial. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as vivências formativas dos colaboradores foram marcadas por desafios desde os tempos de escola, e na graduação não foi diferente, até a conclusão do curso de licenciatura. O percurso formativo na condição de bolsistas do PET-URC, indissociando as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão, atrelado à vida acadêmica e os aprendizados no âmbito do curso, mostraram-se bastante significativos, sobretudo para a superação das dificuldades de permanência na universidade. Atualmente, já no exercício da profissão docente em Biologia, eles assinalam que o pertencimento e a rede de acolhimento no grupo do Programa de Educação Tutorial do qual fizeram parte foi um divisor de águas, já que as experiências formativas produziram sentido e deixaram marcas positivas na pessoa e no profissional que se tornaram. |
Palavras-chave: | Programa educacional Vivências formativas Aprendizados Docência Professor de Biologia PET (Programa de Educação Tutorial) |
Resumo em inglês: | The present study is the result of a research carried out with former students of the Biology Undergraduate Program, who participated in the Tutorial Education Program UFRB and Recôncavo in Connection, whose objective was to understand the memories of training and the meanings attributed by the former students about their trajectories in the Tutorial Education Program - UFRB and Recôncavo in Connection Group (PET-URC) and in the Biology Undergraduate Program. This research was based on the theoretical contributions of Souza (2004), Josso (2007) and Nóvoa (1992), among others. The study is part of the qualitative approach of (auto)biographical type, of a comprehensive nature. The locus of the research was the Undergraduate Biology course at UFRB (CCAAB/UFRB) and the research Biology collaborators were three former students of the undergraduate course, already graduated Biology teachers, who lived their formative experiences in PET-URC. To this end, narrative interviews were used as a data collection tool. Data were interpreted and categorized according to Bardin (1997, 2016), through Content Analysis, using the categorical analysis technique. The results of the research showed that the formative experiences of the collaborators were marked by challenges since their school days, and in graduation it was no different, until the completion of the undergraduate course. The formative journey as PET-URC fellows, inseparating the dimensions of teaching, research and extension, linked to academic life and learning in the course, proved to be quite significant, especially for overcoming the difficulties of staying at the university. Nowadays, already working as a teacher in Biology, they say that the belonging and the network of welcoming in the group of the Tutorial Education Program to which they belonged was a watershed, since the formative experiences produced meaning and left positive marks on the person and the professional they became. |
Palavras-chave em inglês: | Educational program Training experiences Learning Teaching Biology teacher PET (Tutorial Education Program) |
Editora / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Data do documento: | 19-Mai-2023 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2025-01-10T14:43:39Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4063 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Narrativas_(Auto)biograficas_Egressos_TCC_2023.pdf | 3,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.